Publicidade

Estado de Minas EQUIPAMENTO

Fique antenado nas tecnologias automotivas

Confira a lista sobre novos itens de mercado


postado em 30/03/2017 08:40 / atualizado em 30/03/2017 14:07

Com os investimentos das montadoras no desenvolvimento de pesquisa na área de tecnologia, é fácil identificar que os carros estão cada vez mais à frente dos outros produtos oferecidos no mercado. Muitos já afirmam que o automóvel caminha para ser o grande up. Já imaginou que o seu carro poderia lhe dar todas as informações necessárias para se locomover através do para-brisa e atender o comando do condutor através de gestos? Novas características do mercado automobilístico que nos aproximam do que chamamos de “futuro”.

Visão noturna
Para ajudar os condutores que pegam estrada durante a noite, quando a visibilidade é consideravelmente prejudicada, as montadoras estão aperfeiçoando a tecnologia de visão noturna do veículo. A novidade só é possível através da instalação de uma câmera térmica, que capta algum obstáculo frente ao caminho escolhido, como um animal ou até mesmo uma pessoa. A identificação por parte do motorista pode ser feita pela mudança de cor projetada através de uma tela.

Painel digital
A inserção do painel digital nos veículos já não é algo tão novo, mas a possibilidade de personalização do mesmo, sim. Agora, o equipamento de bordo pode ser modificado de acordo com as preferências de informações do sistema do carro e fornecer outros dados através da conexão como smartphone ou detalhes da navegação. Exemplo de veículo com esta tecnologia é o F-Pace, da Jaguar, que projeta imagens em 360º do destino.

Comando por gestos
O que era pressão ou toque, agora é feito no “ar”. Os carros, aos poucos, estão adotando um sistema que deixa de lado a ideia de botões ou superfícies de “touch” para diversos comandos. O BMW Série 7 já conta com a tecnologia que, através do cotovelo em contato com a superfície do console, aciona as mais variadas funções da tela central. Nele, o condutor ainda consegue aumentar o volume do som girando os dedos e acionar imagens de alguma câmera externa com simples movimento das mãos.

Head-up display
Conhecido no exterior como Head-up display, essa tecnologia é sinônimo de não tirar os olhos da pista enquanto dirige. Através de projeção no para-brisas, o item consegue disponibilizar informações como temperatura, por exemplo. Iniciado o uso na BMW Série 5, as montadoras já estão de olho para fornecerem realidade aumentada através do item. O protótipo do Q8, da Audi, é exemplo da inserção da tecnologia. A expectativa é que mapas e imagens apareçam em 3D.

AutoPure
Quem imaginava que um dia o seu carro estaria funcionando com ajuda de uma tecnologia criada pela Nasa? A Mitsubishi já investiu na ideia e conseguiu instalar um equipamento que consegue purificar o ar de dentro do veículo e eliminar em quase 99% agentes contaminantes, como  os comuns mofos, fungos e bactérias. Presente na Pajero 2017, o serviço do “futuro” parece ser ideal para os condutores que circulam por ambientes urbanos.
Controle adaptativo
Controle adaptativo, ou “ACC” (Adaptative Cruise Control), nada mais é que o sistema que controla a velocidade, fazendo ajuste da mesma para a maior segurança do condutor e os ocupantes através de radar, sensores e até câmeras, em sistemas modernos. O item é responsável por controlar a velocidade do veículo em situações adversas e manter o mesmo longe dos obstáculos e dentro do perímetro da via.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade