Publicidade

Estado de Minas EQUIPAMENTO

Entenda o que dizem as luzes do seu painel

Cada ícone identifica um problema específico e alguns motoristas não percebem de primeira, por isso o DP Auto selecionou alguns alertas para explicar seus significados.


postado em 10/04/2017 10:15

Cada ícone identifica um problema específico(foto: Bruno Vasconcelos/DP)
Cada ícone identifica um problema específico (foto: Bruno Vasconcelos/DP)

Porta aberta
Para aqueles motoristas que andam com crianças no banco de trás e não possuem a trava de segurança para os pequenos, o alerta indica se alguma porta não está fechada corretamente.

 

Temperatura do motor
O termômetro aceso serve para indicar que a temperatura do motor está saindo do ideal. Alguns carros trazem ele como um complemento ao ponteiro analógico de temperatura, outros têm apenas esse indicador luminoso, o que demanda atenção do motorista.

 

Problema na direção
Quando o simbolo do volante com uma exclamação acende significa que o sistema de auxílio na direção, seja ele elétrico, hidráulico ou eletro-hidráulico, está com algum problema.

 

Som do sensor de obstáculos
O sensor de obstáculos, ou sensor de ré para alguns, dá ao motorista uma noção de distância em relação a outro veículo na hora de estacionar, reduzindo o tempo entre os bips quando chega mais próximo de outro obstáculo. Em alguns carros, que têm a câmera de ré integrada ou um gráfico na central multimídia é possível desligar o som e se guiar apenas pela câmera ou pelo gráfico para mediar a distância.

 

Pressão baixa nos pneus
Quando o simbolo acende, o sistema de auxílio na direção, seja ele elétrico, hidráulico ou eletro-hidráulico, está com algum problema.

 

Injeção eletrônica
O símbolo mostra que há algo errado no sistema de injeção eletrônica. O caso mais comum para isso acontecer é por uso de gasolina adulterada, onde o sistema não faz a leitura certa.

 

Pressão de óleo
Esse alerta aceso no painel indica que o carro está sem pressão de óleo, ou seja, que o nível de óleo do motor está abaixo do indicado e que é preciso verificar a quantidade do fluido.

 

Bateria
A luz referente à bateria deve desligar depois de alguns segundos do carro funcionando. Se continuar ligada, é sinal de que o dispositivo não está sendo carregado pelo alternador. 

 

Freios ABS
Obrigatório nos veículos, essa luz faz parte do painel de todos os carros. Quando a luz do ABS acende indica que algum tipo de avaria aconteceu no sistema.

 

Freio de mão acionado
Para os veículos que ainda utilizam o freio de mão manual existe o alerta, que indica se algo esteja errado com o acionamento.

 

Air bag desativado
Existem alguns casos em que é importante desligar o airbag dianteiro, por exemplo quando se transporta uma criança no banco dianteiro, na cadeirinha. Para não esquecer de ligá-lo novamente, há o alerta no painel.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade