Publicidade

Estado de Minas MANUTENÇÃO

Não esqueça de fazer a revisão do carro antes de viajar

Semana Santa pede estrada. Para descansar ou aproveitar as festas, o interior é o principal destino dos que não querem ficar em casa


postado em 12/04/2017 14:37

O interior do estado é o destino daqueles que pretendem passar o feriado da Semana Santa sossegados. Para os que não dispensam as praias, o litoral pernambucano não deixa a desejar em beleza. Porém, antes de pegar a estrada, é importante checar se todos os itens principais do carro estão em bom estado. Além dos componentes de segurança como freios e pneus, as luzes e a limpeza também devem ser observadas. Pensando nisso, o DP Auto separou alguns elementos que não devem ser deixados de lado na revisão de viagem. Confira!

Para evitar dor de cabeça, a calibragem deve ser a estipulada pelo fabricante(foto: Ricardo Fernandes/DP)
Para evitar dor de cabeça, a calibragem deve ser a estipulada pelo fabricante (foto: Ricardo Fernandes/DP)
Pneus
Os principais itens são os pneus. São eles que sofrem o atritro direto com o solo e têm maior desgaste devido ao tempo de estrada. Por isso, os cuidados com os componentes são necessários não só antes de viajar. É preciso calibrar todos os pneus a frio, inclusive o estepe, a cada 15 dias. A pressão utilizada deve ser a recomendada pelo fabricante.

Caso as pastilhas de freio precisem ser trocadas, é indicado evitar freadas bruscas(foto: Julio Jacobina/DP)
Caso as pastilhas de freio precisem ser trocadas, é indicado evitar freadas bruscas (foto: Julio Jacobina/DP)
Freios
Os freios também merecem atenção, a principal recomendação é verificar todo o sistema a cada cinco mil quilômetros. Mas, no caso de uma viagem, a dica é revisar o componente com, no mínimo, duas semanas de antecedência. Se após a revisão alguns itens tiveram que ser trocados é bom ficar atento nos dias seguintes para evitar freadas bruscas e em altas velocidades.

Limpadores
As palhetas são itens simples de serem reparados e de baixo custo, além de serem indispensáveis para a segurança. Como só são utilizadas em caso de chuva, vale acioná-las de vez em quando para fazer um teste e ver se está tudo bem.

Fluidos merecem atenção redobrada nas viagens (foto: Maria Eduarda Bione/DP)
Fluidos merecem atenção redobrada nas viagens (foto: Maria Eduarda Bione/DP)
Óleo
Geralmente a troca de óleo do carro ocorre somente durante as revisões programadas. Porém, é importante verificá-lo antes de viagens. Sempre que for passar muito tempo na estrada, além de conferir o nível, é importante verificar o estado dos filtros de óleo, ar e combustível. Os fluidos da direção hidráulica ou elétrica também são importantes.

Faróis
Nada pior do que pegar a estrada à noite e descobrir que as lanternas estão com algum problema. Essenciais para a segurança na estrada, ainda mais no caso dos faróis dianteiros, os itens são obrigatórios nas rodovias de todo o país desde julho de 2016. Por isso, conferir os faróis e lanternas de freio antes mesmo de tirar o carro da garagem é essencial.

Alinhamento correto aumenta a vida útil dos pneus(foto: João Velozo/Esp. DP)
Alinhamento correto aumenta a vida útil dos pneus (foto: João Velozo/Esp. DP)
Alinhamento
O alinhamento está diretamente ligado à vida útil dos pneus, já que proporciona um desgaste regular de superfície de contato com o piso. O balanceamento, por sua vez, proporciona mais estabilidade para a condução do veículo, ajudando em uma melhor dirigibilidade em retas e curvas, pois evita que o carro desvie ou puxe para os lados, além de evitar vibrações em baixas e altas velocidades.
Mas é bom deixar claro que não é só o carro que precisa de atenção na estrada. O contudor precisa estar bem descansado e apto para viajar. Alimentar-se bem, de preferência com comidas leves.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade