A Seat apresentou o mais novo SUV da montadora, o Arona. Depois do Ibiza e do VW Polo, modelo criado sobre a plataforma MQB A0 antecipa os detalhes do futuro T-Cross, veículo da Volkswagen.
A motorização não é de causar espanto, já que ela segue a mesma dos hatchbacks. De entrada, veículo conta com o motor 1.0 TSI de 95 cavalos com transmissão manual de 5 marchas. Esse motor também é oferecido com 115 cavalos de potência e transmissão manual de 6 marchas ou também a DSG (automatizada de dupla embreagem) de 7 marchas. Com versão GNV, o motor 1.0 TGI de 90 cavalos ganha transmissão manual de cinco marchas. Logo o motor 1.5 TSI é mais potente com 150 cavalos e vem com manual de 6 marchas, já o diesel tem motor 1.6 DGI com câmbio manual de 5 marchas para a versão de 80 vc e a versão DSG para a de 95 cavalos.
O Arona conta com medidas de 4,14 m de comprimento e 1,54 m de altura. O porta-malas conta com 400 l e é maior que o Ibiza, já que ele conta com 355 l.
A segurança do veículo fica por conta do ACC (controlador de velocidade ativo), Hill Hold Control, que é o sistema de frenagem de emergência Front Assist, a partida e abertura das portas sem chave (chamado pela Seat de Kessy), e a câmera traseira. Já os equipamentos oferecem um sistema multimídia com tela de 8″, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, um carregador de celular sem fio, o Park Assist (auxiliar de estacionamento), sistema de aviso em ponto cego e o Seat Drive Profile, que oferece quatro modos de condução: Normal, Sport, Eco e Individual.
O crossover será oferecido nas versões Reference, Style, Xcellence e FR. Modelo será vendi na Europa a partir de novembro. Preços ainda não foram divulgados.