Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Acidente com carro autônomo da Uber não teria sido causado por falha do sistema

Laudo preliminar da polícia indica que a ciclista saiu de uma sombra e atravessou imediatamente, estando fora da faixa para pedestre


postado em 21/03/2018 10:48 / atualizado em 21/03/2018 19:05

Imagem da rede de televisão ABC registra o carro autônomo após o acidente(foto: Reprodução / AP )
Imagem da rede de televisão ABC registra o carro autônomo após o acidente (foto: Reprodução / AP )

Após a morte de uma ciclista no último domingo (18) vítima de um atropelamento  causado por um carro autônomo da empresa Uber, a polícia do Arizona afirmou que a causa do acidente não foi porque o carro estava na modalidade autônomo.

Em declaração dada ao jornal San Francisco Chronicle, Sylvia Moir, chefe da polícia de Tempe, falou que as imagens registradas por uma câmera presente no carro da Uber mostram a ciclista saindo de uma sombra e, imediatamente, atravessando a rua.

Sylvia afirmou, "Está muito claro que teria sido difícil evitar essa colisão em qualquer tipo de modo, autônomo ou com motorista", e completa ainda "Preliminarmente, eu suspeito que a Uber provavelmente não será culpada por esse acidente."

Apesar de estar em modo autônomo, o veículo da Uber possuía um motorista no carro no momento do acidente. Ainda não descartada a possibilidade do motorista ser alvo de um processo. Mas, até o momento, as autoridades não divulgaram o vídeo que captou o momento do acidente.

ENTENDA O CASO

De acordo com a polícia, a ciclista estava empurrando a bicicleta e decidiu atravessar a rua em um trecho fora da faixa de pedestres, quando foi atropelada pelo carro autônomo, que circulava a cerca de 60 km/h, sendo a via de velocidade máxima de 56 km/h.

A perícia preliminar não apontou indícios de frenagem antes da colisão. A vítima, Elaine Herzberg, de 49 anos, foi encaminhada a um hospital próximo, mas não resistiu aos ferimentos causados pelo atropelamento.

Após o acidente, a imprensa local afirma que a Uber decidiu retirar os veículos autônomos das ruas do estado do Arizona, assim como de San Francisco (Califórnia), Pittsburgh (Pensilvânia e Toronto (Canadá).
 
REPERCUSSÃO

Segundo o jornal San Francisco Chronicle, a Toyota suspendeu os testes do sistema de veículos autônomos em estradas públicas dos Estados Unidos após do acidente com carro em modo autônomo, sob a supervisão de um motorista  da Uber, atingiu e matou uma mulher no Arizona, na noite de domingo.

Antes do incidente, a marca estava trabalhando em um plano para se juntar a Uber na direção autônoma. Dara Khosrowshahi, diretora executiva da Uber, postou uma foto no Twitter com o presidente da Toyota, Akio Toyoda, na sede da montadora no mês passado, embora os detalhes sobre a colaboração não tenham sido revelados.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade