Publicidade

Estado de Minas SALÃO DE PARIS

Montadoras francesas mostram o poder das donas da casa

Renault, Citroën e Peugeot se prepararam para o debute e capricharam. Novidades vão de lançamentos para o Brasil a conceitos pós-modernos


postado em 08/10/2018 08:33

C5 AIRCROSS no Brasil 
 
(foto: Renyere Trovao/Cortesia)
(foto: Renyere Trovao/Cortesia)
A Citroën aproveitou o evento para confirmar a chegada do irmão do Peugeot 3008 no mercado nacional. O SUV acaba de ser lançado na Europa e estava sendo vendido somente na China. Dessa forma, a previsão para nós recebermos o utilitário está para o próximo ano.
(foto: Renyere Trovao/Cortesia)
(foto: Renyere Trovao/Cortesia)
 
A motorização do veículo no país asiático fica a cargo de um 1.6 THP de 167 cv e o 1.8 THP de 204 cv, sempre com o câmbio automático de 6 marchas. Na Europa, será vendido com o 1.2 PureTech de 130 cv e o 1.6 PureTech de 180 cv, que podem trabalham com o câmbio manual de 6 posições ou o automático de 8 marchas. Algumas novidades chegarão com o carro, como o sistema de suspensão chamado Progressive Hydraulic Cushions, capaz de mudar o ajuste automaticamente e evitar que qualquer imperfeição do asfalto seja transferida para dentro da cabine. Certamente, a disputa vai ser boa.

Renault Duster só em 2020

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
Paris - Duster reestilizado? Sim, mas vai ficar para o comecinho de 2020. A estratégia da Renault do Brasil para 2019 será focar nos novos Sandero e Logan. Em tempo, precisando daquela reforma visual. Depois do Kwid e do acerto que foram as vendas do compacto pela internet montadora poderá repetir a receita na prévia de chegada dos novos modelos. O primeiro utilitário da marca no país, o mais raiz do segmento ao lado do Renegade na versão aventureira, já mudou na Europa, evoluiu na arquitetura e no interior revelando uma cabine mais aconchegante e promovendo a estreia da também nova central multimídia com acesso aos sistema da Apple Car Play e Android Auto. O Duster do Brasil recebeu do Sandero Stepaway o bastão para continuar a jornada “livre nos fins de semana” ou seja, dá para vestir a bermuda e encarar um passeio off road light. O SUV que derivou a picape Oroch, ambos também vendidos para o mercado de exportação no Mercosul, é oferecido atualmente com motor 1.6 e opção de caixa manual ou automática.

Peugeot exibe o e-Legend

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
Os holofotes do stand da Peugeot no Salão viraram todos para o conceito e-Legend. É que diferentemente do que estamos acostumados a apreciar em um conceito, a montadora francesa investiu em um visual retrô para o protótipo. Inclusive, ele é inspirado no 504 Coupé, modelo produzido entre 1969 e 1983. De acordo com a montadora, o e-Legend traz dois modos de condução autônomos. Trata-se do modo Soft, que é voltado para o conforto e reduz ao mínimo a exibição de informações nas telas digitais, e o modo Sharp, que é voltado para a conectividade digital. Além disso, o protótipo conta com um motor elétrico com potência equivalente a 462 cv e que traciona as quatro rodas do cupê. Capaz de acelerar de 0-100 km/h em menos de 4 segundos e de alcançar os 220 km/h de velocidade máxima, o modelo tem autonomia estimada de até 600 km.

K-ZE vem aí?

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
O próximo SUV pequeno da Renault está praticamente pronto. Observe o K-ZE apresentado hoje pelo CEO Carlos Ghosn, na prévia do Mundial do Automóvel, em Paris. O carro é literalmente inspirado no atual Kwid e na chance do design servir de base para a nova fase do compacto. O elétrico de 250 quilômetros de autonomia chegará à China no próximo ano e, a partir de 2020 em outros mercados. Acho que o brasileiro mais na frente um pouco vai ver de perto o modelo apresentado. Na prévia da montadora francesa do Salão de Paris, o K-ZE é o primeiro SUV global para atender mercados emergentes. Traduzindo: como o do Brasil onde 50% das vendas são de automóveis abaixo dos R$ 70 mil. O “futurista” de desenho marcante e bem a cara do suvinho moderno será a aposta da francesa Renault para a face do Kwid elétrico ? Quem sabe? O tempo e os projetos da montadora, que trabalham na ordem da globalização em torno da fase elétrica do grupo.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade