Publicidade

Estado de Minas SALÃO DE PARIS

Salão de Paris: As estreias mais aguardadas

Contar com o charme da capital francesa para apresentar novos modelos e gerações é o trunfo de algumas montadoras


postado em 08/10/2018 08:37

Paris movimenta a indústria automotiva europeia e global com o mundial do automóvel revelando as últimas novidades do setor. O Salão da capital francesa abriu as portas na última quinta-feira e até o dia 14 consagra o BMW 320, o K-ZE (Kwid elétrico), os SUVs e-Tron e EQC, Porsche Macan reestilizado, assim como o esportivo Ferrari Monza SP1. Entre as francesas, o show foi da Renault, que trouxe uma geração de conceitos exóticos EZ-Pro, EZ-Go, EZ-Ultimo completando a família que nasceu em Genebra e passou antes por Hannover. Na bienal, algumas marcas deixaram de marcar presença: Volkswagen, Lamborghini, Bugatti, Rolls-Royce, Mini, Volvo, Fiat, Jeep, Mitsubishi e Chevrolet (Opel). Trazemos, agora, mais detalhes dessas e de algumas outras principais novidades que estão estampando o evento.

Ferrari SP1

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
A Ferrari mostrou no Salão de Paris a SP1, que representa uma nova série da marca, a qual quer exibir o estilo evocativo da Ferrari dos anos 50, mas, por dentro, ser pura tecnologia. Exemplo disso é que a inspiração para a criação do projeto aconteceu pela 812 Superfast com motor central. O motor da novidade é um 6.5 V12 que gera 809 cv. Com ele, a SP1 vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima superior a 300 km/h. Esses número superesportivos traduzem o DNA do veículo, que conta com um visual de carro de corrida. Inclusive, dentro da cabine, só há espaço para o motorista. Será que haverá versão de produção?

Audi Q3

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
A Audi levou para Paris, conforme esperado, a repaginada que deu no Q3. A novidade já tinha sido apresentada na Alemanha, mas só agora dá para perceber de perto que o desenho do carro está mais expressivo em relação à versão anterior. A plataforma também foi modificada, saindo da PQ35 para a MQB. Entre as novidades, estão faróis e lanternas em LEDs triplos. No interior, o modelo ganhou mais modernidade, com um cluster digital de 10,25 polegadas e uma tela de 10 polegadas.

Ranger Rover SV Coupe

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
O modelo já foi mostrado no Salão de Genebra, mas estampa o stand da Land Rover em Paris. Com oferta de apenas 999 unidades, o SUV foi desenvolvido pela SVO (divisão de veículos especiais da veículos especiais da Jaguar Land Rover) e será produzido artesanalmente, de acordo com a demanda do comprador, que poderá escolher entre o interior monocromático ou em quatro combinações diferentes de materiais e cores contrastantes, além de uma paleta de mais de 100 cores externas, incluindo um exclusivo tom metalizado. Equipado com um motor 5.0 V8 de 565 cv, o SV Coupé é, segundo o fabricante, o mais rápido Range Rover já produzido, com, velocidade máxima de 265,5 km/h e capacidade de acelerar de 0-96 km/h em cinco segundos. As vendas do Range Rover especial terão início no último trimestre do ano. O preço de tabela do modelo para o Reino Unido será de 240 mil libras (cerca de R$ 1,076 milhão). Para conferir um estilo mais elegante para o modelo, a Land Rover apostou também na remoção das portas traseiras e decidiu rebaixar o teto. Vale lembrar que a novidade já foi exibida no Salão de Genebra e que foi lançada após os engenheiros da Land Rover lançar o Evoque conversível, que também não é nada mau e tem um conjunto de motor 2.0 turbo capaz de gerar singelos 240 cavalos de potência. Sempre trabalhando com um câmbio automático de nove marchas.

Suzuki Jimny

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
A montadora levou para Paris o charmoso Jimny, que ganhou alterações no visual. No entanto, ainda não houve nenhum pronunciamento sobre quais mercados receberão a novidade, que já agrada quem procura um carro compacto e alto, características da atual versão que é comercializada por aqui.

Mercedes-Benz GLE

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
Outro que foi apresentado oficialmente antes do Salão, mas que está na Cidade Luz é o GLE. A quarta geração do SUV esbanja tecnologia para aumentar a segurança a bordo, para isso ele ganhou um sistema que detecta congestionamentos e reduz a velocidade automaticamente, além de ser capaz de ler faixas e placas de trânsito.

Ausências durante o Salão

Logo no ano em que comemora 120 anos de existência, a mostra foi esvaziada pela ausência de marcas de peso e tradicionais, como Volkswagen, General Motors, Ford, Jeep, Fiat, Alfa Romeo, Nissan, Mitsubishi, Mazda, Subaru, Opel e Volvo. Mas o show precisa continuar, e quem for ao Porte de Versailles vai conferir várias novidades do mundo automotivo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade