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Estado de Minas TEST DRIVE

Elite é melhor que a atual PCX

Novo Scooter de entrada da Honda, mesmo de porte ligeiramente menor, conquista pela leveza e relação custo-beneficio


postado em 11/12/2018 18:44

Santos - Explico em algumas palavras. O acerto da montadora de Manaus é justo e completo. O Honda Elite chega tão esperto ou melhor comparado à atual PCX, que muda ano que vem. Novo scooter começa a chegar nas próximas semanas com proposta de mobilidade inteligente. Entenda: como segundo veículo você não carregará o sentimento de culpa dizendo que tem uma super moto na garagem parada. Como uso diário é o tiro certo.

 

(foto: Honda / Divulgação)
(foto: Honda / Divulgação)
 


A meta através do Elite é trazer o cliente da primeira moto ou substituir a usada porque o preço de R$ 8.250 é atraente. O foco vai além do uso urbano e eu iria além disso porque o nível de conforto (vibração baixa) associado a boa ciclística pode se tornar a melhor opção entre os modelos de acesso no universo das duas rodas. Isso sem contar o estilo.

O design remete a um scooter robusto com destaque pra o frontal em LED para os faróis (além do DLR). As linhas dão um porte imponente e estiloso. A moto oferta um toque de elegância e a traseira é de perfil robusto e charmoso. As lanternas não são em LED. Nas ruas de Santos aprovação visual imediata de quem parava ao lado até mesmo para abrir a janela do carro.

 

(foto: Honda / Divulgação)
(foto: Honda / Divulgação)
 

 

O painel digital mostra o indicador de velocidade associado ao velocímetro para exibir a máxima de até 100 Km/h com condutor de 98 Kg. O gráfico crescente permite que o piloto perceba se tá mais forte na pilotagem. Dá para guiar de forma confortável e corpo bem ereto (o banco ajuda). O novo scooter é agradável demais. Não cansa.

Praticidade? Tem demais. Dá para levar na coluna do guidão aquela garrafa d água com estilo e outro objeto ao lado. Ainda cabe o gancho para sacolas de 1,5 quilo. Embaixo do assento coloque o capacete e o espaço de 20 litros permite 10 Kg. Na pisada, um assoalho plano e dos maiores, segundo a Honda. Na lateral, o garupa pode colocar os pés e deixar o do piloto livre. O bagageiro suporta 3 Kg.

 

(foto: Honda / Divulgação)
(foto: Honda / Divulgação)
 

 

O mesmo baú que servia para o velho Lead, por exemplo, serve ao Elite. O tanque é de 6,4 litros. O Instituto Mauá de Tecnologia mediu o consumo para 53,86 km/l e deve ser perto disso mesmo independentemente da cidade ou altitude. Outra parte legal que não dá para esquecer é a chave do freio de estacionamento que trava o manete esquerdo e você não precisa ficar apertando a peça em uma parada alternativa.

Motorização
O motor de 124,9 cc entrega 9,34 cv a 7500 rpm e torque de 1,05 Kgfm. A transmissão CVT é divertida. E no sinal sabe de uma coisa, segure o Elite que é esperto. A base desse motor é da Tailândia e do lado de fora, para refrescar a cuca mecânica, uma ventoinha troca o calor do conjunto. Aro 12 na frente e 10 atrás. Direto assim. Escape com catalizador que segura as emissões atendendo o Promot 4.

 

(foto: Honda / Divulgação)
(foto: Honda / Divulgação)
 

 

O chassi é um monobloco tubular em aço com firmeza torcional. A suspensão simétrica com garfo e na traseira um monobraço que já integra a base do motor e do CVT. O freio a disco na frente e tambor atrás via cabo é eficiente. Lembrando que ainda existe o santo CBS para fazer a combinação do freio pelo manete esquerdo tipo 30% na dianteira e 100% na traseira.

A altura em relação ao solo é de 133 mm no veículo que tem 1.118 mm e peso de 104 Kg. Quanto às cores eu sinceramente escolheria a azul perolizada ou a branca. Você pode optar ainda pelo preto ou vermelho.

 

 

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