Publicidade

Estado de Minas

O futuro do veículo elétrico e híbrido

Os Estados Unidos dizem que em 2025 cada família americana terá pelo menos um veículo verde na garagem


postado em 18/07/2013 15:38 / atualizado em 18/07/2013 15:57

(foto: NAture Network/Divulgação)
(foto: NAture Network/Divulgação)
Caso perguntássemos aos líderes de diferentes nações, sobre o que eles pensam sobre o futuro do veículo híbrido e elétrico, o que você imagina que eles responderiam? Provavelmente, esses líderes nos dariam respostas variadas, pois dependendo da parte do mundo em que ela for formulada, a visão será distinta.

Recentemente, por exemplo, o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Ray LaHood, compartilhou o seu ponto de vista sobre o futuro do transporte nos próximos 25 anos em seu país. Ele revelou que doze anos é o tempo que levará para a transição de veículos a combustão interna para híbridos e elétricos.

Segundo LaHood, "Em 2025, cada família em seu país, terá algum tipo de veículo híbrido ou elétrico", e continuou: "Isso é a forma como os fabricantes de automóveis devem estar encarando a situação, desde que nós definimos as normas de economia de combustível (54,5 mpg). Tudo será híbridos ou alimentados por bateria", garante.

As vendas de veículos elétricos e híbridos estão aumentando em quase todas as partes onde eles são comercializados. Na China, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, as vendas cresceram 43% nos primeiros seis meses de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O número de modelos de carros elétricos e híbridos disponíveis no mercado global está aumentando a cada dia. Atualmente, a maioria das grandes montadoras, tem modelos consagrados, como é o caso do Honda Fit EV, Toyota Prius, Toyota Rav4, Chevy Volt, VW Jetta Hybrid, Mercedes-Benz GLK250 BlueTEC, Mitsubishi i-MiEV, Ford Focus EV, Ford C-Max, Ford Fusion, Smart For Two, Renault Twizy, Renault Fluence Z.E, Nissan Leaf, Tesla S, Kia Optima Hybrid entre tantos outros.

Aliás, vale salientar que a Toyota, sozinha já vendeu mais de três milhões de híbridos. Ressalta-se ainda que dificilmente, nos dias atuais, um fabricante lança um carro que não seja híbrido ou elétrico. Os fabricantes sabem que dificilmente o preço dos derivados do petróleo, especialmente a gasolina e diesel, reduzirão a patamares capazes de voltar a estimular o consumo, assim como as regras de governo em busca de mais eficiência energética e redução das emissões de gases poluentes, não cessarão.

O que ainda dificulta a venda dos veículos híbridos e elétricos é o fato do consumidor não conhecer os seus benefícios, assim como parece não haver dúvidas de que ele não está disposto a pagar mais caro por um produto a bateria. O automóvel é um bem de importante valor, na maioria das ocasiões ele fica atrás apenas da casa própria. Logo, diante da decisão de compra, é natural que o consumidor seja conservador.

Porém, é inegável que a tecnologia dos veículos elétricos e híbridos está evoluindo, significativamente. As baterias estão aumentando a capacidade de carga e o tempo de carregamento está reduzindo. Também, novas soluções estão surgindo, sendo aprimoradas ou ampliadas, como é o caso do carregamento por wireless, estrada que carrega a bateria enquanto o veículo se desloca, capacitores mais leves e potentes, infraestrutura de abastecimento robusta, serviços de CarSharing etc.

Finalmente, pelo que tudo indica, diferentemente do que ocorreu com o motor a combustão interna, dificilmente o veículo híbrido e elétrico serão maioria em todas as partes do nosso planeta. Provavelmente, nos países detentores de grandes reservas de petróleo, eles serão minoria e nos locais onde o petróleo é escasso e caro, eles evoluirão rapidamente, devendo portanto dominar o mercado urbano dessas regiões.

Diante de tantas incertezas, uma coisa parece certa, o fabricante que ignorar o potencial dos veículos elétricos e híbridos, pagarão caro pela infeliz aposta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade