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Política de divulgação de preços das motos Honda exclui itens essenciais, como óleo lubrificante do motor. Diferença de valor em relação à tabela supera 10%

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postado em 13/10/2006 21:53 Rafael Bozzolla /Estado de Minas
Modelos da Honda, como a CG 125 Fan e a Biz 125 (abaixo), têm preços sugeridos em tabela que não incluem o frete desde Manaus e óleo do motor, cobrados nas revendas - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM Modelos da Honda, como a CG 125 Fan e a Biz 125 (abaixo), têm preços sugeridos em tabela que não incluem o frete desde Manaus e óleo do motor, cobrados nas revendas
Uma moto básica, Honda CG 125 Fan, com um preço de tabela a partir de R$ 4.867 parece uma opção bastante tentadora. Ou, para quem quiser um pouco mais de proteção e conforto, incluindo câmbio semi-automático e posição de condução sentada, seria possível levar a Biz 125 com partida a pedal por R$ 4.892 ou R$ 5.564 no modelo com partida elétrica.

O problema é que, por esses valores, é impossível levar os respectivos modelos para casa, e não se trata de ágio. Não é de hoje que o chamado preço de tabela é apenas referencial. Os revendedores não são obrigados a praticá-los. Mas, no caso da Honda, os preços informados na internet não incluem vários itens que são essenciais para que a moto possa rodar.

A própria montadora esclarece que os valores sugeridos não incluem o frete desde Manaus - onde os modelos nacionais são fabricados - e que a tabela é calculada com base na praça de São Paulo. Mas fontes da reportagem afirmam que o valor faturado para as revendas também não inclui o óleo do motor.

O que não está evidente, no entanto, é de quanto pode ser a diferença. Pode-se argumentar que, durante muito tempo o preço dos carros também não incluía o frete, mas os valores para cada estado, ou região, estavam disponíveis para que o consumidor pudesse calcular o seu gasto final. Uma pesquisa feita pela reportagem do Veículos revela que a CG 125 Fan mais barata sai por R$ 5,4 mil; a Biz sem partida elétrica custa a partir de R$ 5.350; enquanto o modelo com o equipamento não é encontrado por menos do que R$ 5.750. Todos os valores são para venda à vista.

É uma diferença que chega a mais de 10% do valor sugerido para a CG 125 Fan e que, na melhor das hipóteses, ultrapassa os R$ 200 para a Biz 125, com partida elétrica. Mas é importante esclarecer que o valor médio cobrado na capital está acima dos R$ 6 mil ou seja, novamente o consumidor vai ter que desembolsar cerca de 10% a mais do que o valor sugerido na tabela.

Quando questionados porque uma diferença tão grande em relação o valor estipulado pelo próprio fabricante, as concessionárias surgiram com as mais distintas explicações. Algumas vezes os vendedores explicavam que o valor de tabela não incluía o frete e seguro do transporte, mas houve também quem atribuísse o disparate ao fato de que o preço sugerido seria o valor de cálculo para a carta de crédito do consórcio; ou que o valor sugerido fosse para o mercado de Manaus. Em apenas uma autorizada, o vendedor esclareceu que além do frete e da diferença de ICMS em relação à São Paulo, o preço informado pela fábrica na internet não incluía o óleo.

Mas a verdade é que o valor apurado para o transporte da moto até Belo Horizonte, incluindo o óleo, seria de menos de R$ 200, o que não justifica a grande diferença entre os valores sugeridos e os efetivamente cobrados no mercado da capital.

Advogados consultados pela reportagem apontam dois problemas na política adotada pela Honda. Primeiro, a montadora peca pela falta de informação. No mínimo, deveria constar o valor do frete, mesmo que separadamente. Assim os interessados na compra poderiam saber o valor final e teriam maior poder de negociação. Já com relação à falta de óleo no preço sugerido, é um valor que não poderia ser cobrado à mais por se tratar de um item essencial ao funcionamento do veículo. Mas com uma informação tão nebulosa fica difícil para o consumidor saber o que está pagando.

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