Publicidade

Estado de Minas

Piaggio Ape Calessino - Para colecionadores

Com estilo dos anos 50 e 60, triciclo revive época dourada e chega ao mercado em série limitada. Com direito a capota removível, modelo tem motor a diesel de 7,5cv


postado em 05/09/2007 11:34

No passado, Piaggio foi visto como solução de transporte de passageiros e cargas nas estreitas vielas italianas (foto: Piaggio/Divulgação)
No passado, Piaggio foi visto como solução de transporte de passageiros e cargas nas estreitas vielas italianas (foto: Piaggio/Divulgação)
Nascido em 1948, o triciclo Ape Calessino é um retrato do estilo de vida dos anos dourados das décadas de 50 e 60, com desenho característico que marcou história, fazendo grande sucesso. Para reviver esse tempo, a italiana Piaggio reeditou o modelo em série limitada de 999 exemplares, com direito a numeração, certificado, requintes e tecnologia atuais. Entretanto, teve o cuidado de conservar o charme dos pneus com faixa branca, que calçam rodas cromadas, a capota removível em parte, as tonalidades de cores e o acabamento com detalhes típicos da época.

O Ape Calessino foi comercializado pelo mundo afora, mas foi na Europa, especialmente na Itália, com suas cidades históricas de ruas e vielas estreitas e sinuosas, que o triciclo representou uma perfeita solução de transporte, tanto de pequenas cargas quanto de passageiros, ou nas badalações na beira do mar mediterrâneo, com a capota arriada. A nova edição do modelo é capaz de transportar quatro pessoas (piloto e mais três) e conta com cintos de segurança abdominais.

Adaptação
O modelo original foi construído a partir da Vespa, outro ícone do motociclismo mundial. O novo Ape Calessino, porém, faz uma concessão à modernidade, já que é equipado com motor a diesel, com refrigeração líquida de 422cm³, que desenvolve 7,5cv a 4.500rpm. Mas o estilo de pilotagem é o mesmo da época, com guidão em vez de volante e câmbio de quatro marchas manual. Os freios são a tambor, também como nos anos dourados, mas redimensionados, para melhorar a eficiência.

O estilo, batizado de "iate", com cabine arredondada e capota flexível, além dos dois faróis, tem acabamento em madeira naval nas laterais da carroceria, que conta com quatro portas. O interior tem forração em tons pastéis, com material impermeável e lavável. O quadro é em aço e o pára-brisa tem limpador para os dias de chuva. O peso a seco é de 594kg e a velocidade máxima de 56km/h. Afinal, o Ape Calessino não é para tocadas esportivas, mas para passear, saboreando o passado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade