A BMW foi mais longe e anunciou que vai entrar oficialmente nas competições do mundial de Superbikes, a partir de 2009. A marca, que já compete em provas de endurance (longa duração), e também na exclusiva Boxer Cup, porém, não confirmou se vai enfrentar as japonesas e italiana nas pistas, com o novo modelo HP2 Sport, ou com a também superesportiva K 1200S, por exemplo, equipada com motor de quatro cilindros em linha.
Sabonete
O novo modelo recebeu preparação especial, com foco na esportividade e nos desafios das pistas, mas também pode circular nas ruas e estradas, já que é uma moto de série, com farol, espelhos etc. Na pilotagem de competição, uma das limitações dos motores boxer é o menor ângulo de inclinação nas curvas, já que os cabeçotes salientes acabam esbarrando no asfalto. Para resolver o problema, a BMW instalou proteções, conhecidas como 'sabonetes', próprias para raspar no piso nas curvas mais radicais, sem danificar o motor.
Para espantar de vez a fama de que os motores boxer são excelentes em motos do tipo turismo, mas ficam devendo em modelos esportivos, a marca germânica redesenhou completamente o comando de válvulas e os cabeçotes (em fibra de carbono), que contam com quatro válvulas e fornecem 130 cv de potência a somente 8.750 rpm e torque de 11,7 kgfm a 6.000 rpm. O resultado é que a potência e torque estão sempre presentes, sem necessidade de 'esguelar' o motor, facilitando a pilotagem, nas reacelerações e saídas de curvas, por exemplo, além da possibilidade de programar o tipo de gestão do motor, por meio de um seletor.
Pista
Os cacoetes de competição não param aí. As pedaleiras do câmbio e freio podem ser reguladas, conforme o tamanho e conveniência do piloto. O guidão (na verdade semiguidões) é em alumínio e também pode ser regulado. O painel é digital, foi desenvolvido com tecnologia das pistas e informa, por exemplo, as rotações, tempos de voltas (com memória) e a hora de trocar de marchas. Para o uso na rua, por meio de uma chave, o painel fica normal, informando hora, temperatura ambiente, velocidade etc.
O quadro tem arquitetura em treliça, com tubos de aço e motor fazendo parte da estrutura. A fibra de carbono é empregada na carenagem. A suspensão dianteira tem o sistema Telelever (que não afunda), e amortecedor profissional Ohlins. A suspensão traseira é do tipo monobraço (Paralever), e também Ohlins. Ambas são reguláveis. Os freios são a disco, com pinças Brembro e opcional ABS, que pode ser desligado. A transmissão é por cardã, e o câmbio, eletrônico. O escape tem saída alta. O peso a seco alcança 178 kg. A HP2 Sport ainda não tem preço e data para chegar ao Brasil.