Honda EV06 1800 - Músculos automáticos

Conceito reúne motor seis cilindros de 118cv de potência e câmbio automático de seis velocidades. Mas visual exótico e farol composto por leds chamam a atenção

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postado em 04/11/2007 12:49 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Farol não tem lâmpadas convencionais, mas cinco do tipo diodos emissores de luz - Fotos: Honda/Divulgação Farol não tem lâmpadas convencionais, mas cinco do tipo diodos emissores de luz
O Tokyo Motor Show é realizado a cada dois anos no Japão, com ênfase para os automóveis. Entretanto, a 40ª edição da mostra, que aconteceu até o dia 11, também reservou um generoso espaço para as motocicletas. Afinal, a terra do sol nascente é o berço de grandes marcas mundiais, que aproveitam o salão para exibir suas linhas, e, principalmente, suas motos-conceito, que funcionam como cartões de visitas e demonstração da capacidade criativa e tecnológica.

Com esse espírito, a Honda, maior fabricante de motocicletas do mundo, mostrou o protótipo EVO6. Uma motocicleta equipada com motor de seis cilindros contrapostos (inclinados em 180 graus), de 1.832 cm³, com refrigeração líquida e injeção eletrônica, além de câmbio automático. O visual é agressivo, com farol composto de cinco lâmpadas do tipo led, em forma de Y, e quadro bastante compacto, que deixa a sensação de que o banco do piloto e garupa estão flutuando, para transmitir leveza.
Motor tem seis cilindros contrapostos de 1.832 cm³. Transmissão é automática, mas pode ser selecionada eletronicamente, com uma tecla no guidão - Motor tem seis cilindros contrapostos de 1.832 cm³. Transmissão é automática, mas pode ser selecionada eletronicamente, com uma tecla no guidão

O poderoso motor foi herdado da estradeira Gold Wing, que é comercializada oficialmente no Brasil. Só que, ao contrário da Gold Wing, com um verdadeiro festival de carenagens e latarias, que incluem bolsas, porta-malas e pára-brisas, a EVO6 é pelada e muito mais leve, resultando em um desempenho nervoso e esportivo. Para tanto, o motor fornece 118 cv a 5.500 rpm e torque de 17 kgfm a 4.000 rpm, garantindo uma tocada divertida, segundo a montadora.

Na verdade, a apresentação da EVO6, que ainda não tem data para virar uma moto comercial, foi acelerada, como uma forma da Honda neutralizar as atenções sobre o lançamento oficial da Suzuki B-King 1400, equipada com motor de quatro cilindros em linha da Hayabusa, e, coincidentemente, apresentada também como conceito, no mesmo Salão de Tóquio, em 2001. Os dois modelos disputariam um mesmo segmento de muscle bikes, ou motos musculosas, para um seleto público consumidor.

Câmbio
Um dos atrativos da Honda EVO6, classificada pela montadora como Automatic Sport Cruiser, é o câmbio automático de seis marchas. Uma tecla no guidão permite passar as marchas para cima ou para baixo, com dois tipos de mapeamentos eletrônicos, um esportivo e outro normal. Além disso, para os mais preguiçosos, o câmbio também pode ser inteiramente automático. Entre as características esportivas da EVO6 estão presentes as rodas de liga leve, aro de 17 polegadas, calçadas com pneus de performance, comuns nas motos superesportivas.

O escapamento também obedece às novas tendências, entre as superesportivas, de saída baixa e curta. Na EVO6, a ponteira é do tipo seis em três, para dar vazão aos seis cilindros. O painel é integralmente digital, dividido em dois módulos: um no guidão, com velocímetro, e outro sobre o tanque, com o conta-giros em destaque. Para completar, a suspensão dianteira é invertida e a traseira, com duplo amortecedor, só que ancorado em balança do tipo monobraço, oposta ao escape. Os freios são a disco, com sistema ABS e frenagem combinada do dianteiro com o traseiro (CBS).

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