Publicidade

Estado de Minas

Harley-Davidson série especial - Vovó festeira

Tradicional marca americana só completa 105 anos em agosto, mas comemorações já começaram nos EUA, com lançamento de modelos especiais e outras festividades


postado em 03/02/2008 17:02

Esportiva V-Rod tem motor refrigerado a água(foto: Fotos: Harley-Davidson/Divulgação)
Esportiva V-Rod tem motor refrigerado a água (foto: Fotos: Harley-Davidson/Divulgação)
A idade não é problema para a mitológica marca de motocicletas americana Harley-Davidson. Pelo contrário. Ela faz questão de celebrar cada aniversário demoradamente, aumentando a badalação sobre sua história, tradição e lendas, que se transformam em poderoso instrumento de marketing. Para comemorar 105 anos, que completa em agosto, além de organizar diversos eventos, a marca lançou uma série especial e limitada de motocicletas, com direito a acabamento exclusivo, batizada de 105º Aniversário.

Os modelos comemorativos receberam pintura especial, em tons vivos e metálicos, com partes em branco, sem similar na linha normal. Também têm banco com revestimento em duas tonalidades, e, dependendo do modelo, proteção central do tanque (com o emblema dos 105 anos), inscrição alusiva na tampa do filtro de ar, escudo com o símbolo comemorativo nas laterais do tanque de gasolina e placa numerada.
Pintura especial também caracteriza a série especial de aniversário da linha Dyna
Pintura especial também caracteriza a série especial de aniversário da linha Dyna

Além da série de motocicletas exclusivas, a montadora está preparando uma grande festa para o mês de aniversário, para reverenciar a devoção (quase religiosa) de seus fiéis seguidores mundo afora. A empresa também vai inaugurar o Museu Harley-Davidson, em um enorme terreno, com estacionamento para 3 mil motos, espaço interno de projeção de filmes, bares, restaurantes e, claro, uma megaloja, com todos os produtos e quinquilharias licenciadas pela marca.

Na programação das comemorações, que já começaram, também haverá visitas guiadas à fábrica; um superdesfile de motos pelas ruas de Milwaukee, no estado de Wiscosin (EUA), sede da empresa, com badalação na rua principal; e muitos shows no Parque Miller, que fica na beira do Lago Michigan. Entre os nomes que vão se apresentar para os harlistas de todo o mundo, estão Bruce Springsteen, Peter Franpton, ZZ-Top e mais uma lista de quase 20 atrações de peso.

História
A Harley-Davidson surgiu em 1903, quando William Harley, então com 21 anos, e seu colega de escola, Arthur Davidson, com 20 anos, adaptaram um motor (de 400 cm³ de cilindrada) em um quadro de bicicleta. Precisando de mais potência, o motor foi substituído por outro, de 475 cm³. No ano seguinte, num acanhado barracão, começou a produção seriada, com o modelo Silent Gray Fellow, com motor de 494 cm³ e 6,5 cv de potência. Para ajudar no negócio, outros dois irmãos Davidson, William e Walter, se juntaram aos fundadores.

Os estudos para adoção do famoso motor de dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus e refrigeração a ar, começaram em 1907. Eles nunca mais abandonaram os modelos, virando uma espécie de marca registrada da Harley-Davidson. Os mesmos propulsores, hoje com injeção eletrônica, 1.584 cm³ de cilindrada e toda tecnologia existente, equipam as motos comemorativas, da linha Dyna e Softail. A Sportster tem motor de 1.200 cm³, enquanto a poderosa V-Rod é equipada com propulsor V-2, de 1130 cm³, com inclinação de 60 graus e refrigeração líquida, desenvolvido com ajuda da Porsche. As motos comemorativas vão chegar em doses homeopáticas ao Brasil. Informações: (31) 3275-2711.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade