Harley-Davidson Tri Glide Ultra Classic - Mares nunca antes navegados

Primeiro triciclo da marca conserva o tradicional motor de dois cilindros em V, mas tem porta-malas com chave, além de outras mordomias para viagens longas

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postado em 13/08/2008 17:09 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
A carenagem, tanque e pára-brisa são os mesmos da Electra Glide, em que foi baseada - Fotos: Harley-Davidson/Divulgação A carenagem, tanque e pára-brisa são os mesmos da Electra Glide, em que foi baseada
Pela primeira vez em sua história de 105 anos, a americana Harley-Davidson lançou um triciclo. É o Tri Glide, modelo 2009, com visual baseado em sua mais luxuosa motocicleta de turismo, a Ultra Classic Electra Glide. Na verdade, a marca oficializa o que o mercado paralelo já vinha fazendo informalmente havia bastante tempo, produzindo triciclos a partir de seus modelos. Mas agora também fica com boa parte da receita das vendas...

Curiosamente, para desenvolvimento do novo modelo, fez parceria exatamente com um dos grandes transformadores de motos de diversas marcas em triciclos, a Lehman Trikes, baseada em Dakota do Sul, Estados Unidos. Daí nasceu o novo Tri Glide, que conta com um quadro especialmente desenvolvido, em tubos de aço e alumínio, para suportar as novas exigências de peso e carga. As rodas traseiras ganharam aros de 15 polegadas em liga leve, com um freio a disco de cada lado.

Transformação
As bolsas laterais foram suprimidas em função da maior largura e dos pára-lamas das rodas traseiras. Em compensação, ganhou porta-malas traseiro equipado com chave e capacidade para 80 litros, além da bolsa superior, que foi conservada. O novo modelo Tri Glide também tem ângulo do garfo dianteiro mais aberto, passando de 29,25 graus para 32 graus, e freios dianteiros com duplo disco e pinças da grife Brembo, para suportar o maior peso e inércia, montados em roda com aro de 16 polegadas.
As rodas traseiras têm aros de 15 polegadas e a dianteira 16 - As rodas traseiras têm aros de 15 polegadas e a dianteira 16

Na hora de estacionar, o novo triciclo Harley-Davidson conta com sistema de freio de estacionamento, como nos automóveis. A suspensão traseira, com acionamento independente em cada roda, também foi especialmente desenvolvida e adota amortecedores a ar, com possibilidade de regulagem. Entretanto, para manobrar o Tri Glide, com grandes proporções e volumes, além dos 400 kg, uma surpresa que pode virar martírio: a marcha a ré de acionamento elétrico é somente opcional...

Viagem
O motor do novo triciclo obedece à tradicional configuração da Harley-Davidson, com dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus e refrigeração a ar. Batizado de Twin Cam 103 (103 polegadas cúbicas, equivalentes a 1.690 cm³ de cilindrada, contra o de 96 polegadas, ou 1.584 cm³ da Electra Glide), tem alimentação por injeção eletrônica. Eletrônico também é o sistema de acelerador, que funciona na base de sensores. O câmbio tem seis marchas, com última bem longa (over drive), para manter a velocidade em baixas rotações e economizar combustível.

A transmissão final é por correia dentada, em fibra de carbono e kevlar, como nas motocicletas da marca, que dispensam manutenção. O Tri Glide conta ainda com a mesma carenagem, tanque de combustível, pára-brisas e painel (completo), que equipa a Ultra Classic Electra Glide, além de som com rádio e CD, alto-falantes para piloto e garupa, radio intercomunicador, rádio PX, além do controlador eletrônico de velocidade (piloto automático). A Harley-Davidson ainda não definiu preços e datas para sua comercialização no Brasil.

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