Buell 11255CR - Café de longe

Novo modelo da marca americana, classificado como Café Racer, é bastante compacto e equipado com motor de dois cilindros em V, que proporciona arrancadas vigorosas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/08/2008 11:30 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Compacta, tem distância entre-eixos curta, que a deixa bastante ágil em curvas fechadas - Fotos: Buell/Divulgação Compacta, tem distância entre-eixos curta, que a deixa bastante ágil em curvas fechadas
Braço esportivo da Harley-Davidson, a americana Buell apresentou, em julho, a nova 1125CR, já como modelo 2009 e classificada como Café Racer (CR). O termo surgiu na Inglaterra dos anos 1950, quando a rapaziada se reunia nos cafés, com suas motos de rua, e de lá saiam para "rachas" de curta distância. Para vencer, os modelos precisam ter potência e principalmente força nas arrancadas. Para tanto, os motores eram alterados, ganhando preparação, e o peso das motos aliviado, para vencer o duelo.

Este estilo de época acabou influenciando as gerações seguintes e batizando um segmento que até hoje faz bastante sucesso, com modelos de motores musculosos e visual limpo, sem roupa, também chamadas de nakeds. Algumas montadoras utilizam o termo mais pomposo, streetfighter, ou guerreiro urbano, para tentar conferir status aos modelos, que, entretanto, fazem parte do mesmo conceito. A nova Buell 1125CR nasceu com esse espírito. Pouca roupa e muito motor.

Armas
A 1125CR é baseada na irmã superesportiva 1125R, lançada em 2007. O motor conserva a tradicional arquitetura dos dois cilindros em V, mas é o primeiro da marca equipado com refrigeração líquida. Desenvolvido em conjunto com a austríaca Rotax e batizado de Helicon, tem características que preservam as dimensões reduzidas e compactas da 1125CR, que a transformam em devoradora de curvas. Para ganhar espaço, os radiadores foram deslocados para as laterais, com capas para direcionar o fluxo de ar.
Banco do passageiro tem cobertura removível para dar mais pegada ao piloto. - Banco do passageiro tem cobertura removível para dar mais pegada ao piloto.

Os cilindros, com 72 graus de inclinação, têm ainda injeção eletrônica e desenvolvem 146 cv a 9.800 rpm e torque de 11,3 kgfm a 8.000 rpm. A relação do câmbio, de seis marchas, foi ligeiramente encurtada, em relação à irmã superesportiva, para ganhar mais agilidade nas acelerações e retomadas. Para as reduzidas, a 1125CR ganhou embreagem antitravamento, que permite condução esportiva com mais segurança. E a transmissão final é por correia dentada.

Compacta
As soluções técnicas de construção adotadas pela Buell visam a diminuir dimensões, centralização e rebaixamento dos pesos e massas. Assim, o quadro, com vigas laterais, tem o motor como parte integrante e abriga o tanque de combustível, que comporta 21,2 litros. No falso tanque ficam componentes elétricos e a caixa do filtro de ar, que foi aumentada para 12 litros. O resultado é uma distância entre-eixos bastante curta, de apenas 1.385 mm, que a deixa bastante ágil em traçados sinuosos.

O guidão foi levemente rebaixado e o banco do passageiro, coberto com uma capa rígida (removível), para melhorar a pegada nas arrancadas. O freio dianteiro tem o sistema ZTL, com um disco de 375 mm e uma pinça com nada menos do que oito pistãos. O freio traseiro é convencional de 240 mm. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 47 mm e 120 mm de curso. A traseira é mono. Ambas da marca Showa, plenamente reguláveis. O visual inclui ainda escape com saída baixa, setas dianteiras nos retrovisores e minicarenagem dianteira cobrindo o farol assimétrico. A Buell 1125R já é importada oficialmente, mas a nova 1125CR, ainda não teve datas e preços definidos. Informações: (31) 3275-2711.

Veículos

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe