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Estado de Minas

Triumph Thunderbird 1600 - Binóculo ao contrário

Com a programação antecipada, fabricante de motos britânica apresentou novo modelo cruiser, que só estará no mercado em 2010. O motor dois cilindros é refrigerado a água


postado em 24/08/2008 11:36

(foto: Fotos: Triumph/Divulgação)
(foto: Fotos: Triumph/Divulgação)
A britânica Triumph apresentou durante sua convenção de revendedores, em julho, na cidade de Birminghan, Inglaterra, suas novidades para 2009 e, surpreendentemente, também para 2010. É o novo modelo cruiser, batizado de Thunderbird 1600, equipado com inédito motor de dois cilindros paralelos, refrigerado a água. A antecipação do anúncio, já que a nova motocicleta só estará disponível no fim de 2009, como versão 2010, é uma tentativa de neutralizar eventuais avanços da concorrência.

É que a Triumph, nascida em 1902 e estabelecida em Hinckley, está escaldada com a selvagem disputa mercadológica, já que saiu de uma época de ouro, na década de 1960, para a bancarrota, com a invasão das motocicletas japonesas. A marca só reapareceu no início dos anos 1990, completamente reformulada e modernizada, por iniciativa do industrial e investidor John Bloor. O mesmo que comandou a convenção mundial de revendedores da marca e apresentou o novo modelo.
O motor, com dois cilindros paralelos, tem refrigeração líquida e desenvolve 102 cv
O motor, com dois cilindros paralelos, tem refrigeração líquida e desenvolve 102 cv

Globaliazação
A nova Triumph Thunderbird 1600 vai chegar para combater principalmente a Harley-Davidson, visto que a marca inglesa tem grande prestígio no mercado americano. Por outro lado, a Harley-Davidson iniciou uma ofensiva na Europa, lançando modelo voltado para o velho continente, o Sportster XR 1200, além de comprar a tradicional e respeitada marca italiana MV Agusta. O chumbo trocado vai produzindo seus efeitos, com vantagem para o consumidor, inclusive o brasileiro, uma vez que as duas marcas são importadas oficialmente para o Brasil.

A nova Thunderbird 1600, entretanto, foge da tradicional fórmula ianque de motor. Em vez dos clássicos dois cilindros em V, adota um poderoso dois cilindros paralelos. Arquitetura que já domina com o famoso modelo Bonneville (hoje com moderno motor de 800 cm³), lançado em 1959. Outra diferença é a refrigeração líquida, que ainda apresenta resistência nos modelos americanos. Para camuflar, o radiador é pintado de preto e os cilindros apresentam aletas de refrigeração.

Técnica
O propulsor tem injeção eletrônica, 1.595 cm³ de cilindrada e desenvolve 102 cv. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final é por correia dentada, fabricada em fibra de carbono e kevlar, que dispensa manutenção e reduz os ruídos. As rodas são em liga leve, com aro de 19 polegadas na dianteira, calçado com pneu 120/70, e aro de 18 polegadas na traseira, com largo pneu 200/70. O visual, porém, não deixa dúvidas. A nova Triumph Thunderbird 1600 segue a cartilha das custom/cruiser ianques.

O modelo tem grande distância entre-eixos, banco do tipo dois andares, painel sobre o tanque, muitos cromados e suspensão traseira com dois amortecedores, obedecendo ao figurino do segmento. Os escapes são longos e o farol circular solitário. A marca está trabalhando para oferecer extensa lista de acessórios e equipamentos para a moto, além de roupas e adereços na época do lançamento. Outra diferença está no freio dianteiro, dotado de duplo disco e a possibilidade de sistema ABS como opcional.

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