O visual da nova moto, porém, não tem nada de francês ou japonês. É uma espécie de clone das italianas Ducati Monster, que fazem sucesso há muito tempo com uma linha de vários modelos, igualmente equipados com motor de dois cilindros, só que na disposição L, como prefere definir a fábrica. Outra coincidência proposital também está em seu nome. Gladius, uma referência aos gladiadores do Coliseu da Roma antiga. Uma espécie de provocação explícita, já que a nova Suzuki vai ser comercializada na Itália.
Treliça
Ainda sem preço definido, a Gladius começa a ser vendida na Europa em fevereiro de 2009 e também poderá ser comercializada no Brasil, embora a Suzuki já tenha em seu catálogo brasileiro a Bandit 650, equipada com motor de quatro cilindros em linha. A diferença de motorização, entretanto, pode representar uma distância de preços de tal ordem que não prejudique a venda de ambas, em um processo conhecido como canibalização, já que a proposta da Gladius é de um modelo mais robusto e simples.
Uma das marcas registradas da linha Ducati é o quadro em tubos de aço, com a arquitetura em treliça aparente. Exatamente a solução adotada pela nova Gladius, que ainda conta com um tanque (14,5 litros) que descreve um arco na parte superior, outra característica comum das Ducati Monster, especialmente a 696, lançada também este ano.
Motor
O dois cilindros em V a 90 graus de 645 cm³ da Gladius tem refrigeração líquida e quatro válvulas por cilindro. No modelo V-Strom este propulsor rende 67 cv a 8.800 rpm. Na Gladius, os números deverão ser semelhantes, já que a montadora não revelou a potência. Com essas características, mais uma pequena altura do banco, a 795 mm do chão, a nova moto procura atingir um público diversificado, inclusive feminino, para rodar na cidade e em pequenas viagens.
A suspensão dianteira é convencional, com tubos de 41 mm e possibilidade de regulagem. Os freios dianteiros têm dois discos de 290 mm de diâmetro, pinças Tokico e a opção do sistema ABS. O freio traseiro tem disco simples de 240 mm. O farol, grande e ovalado, lembra outra italiana, a MV Agusta Brutale.
.