Honda 2009 - Subiram no telhado

Os modelos Twister 250, Tornado 250 e a Falcon 400 saíram de linha. A CG 150 Job e CG 150 Sport também serão descontinuadas. Substitutas estão sendo desenvolvidas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/12/2008 21:10 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Falcon 400, sem atualizações desde o lançamento em 1999, será equipada com injeção eletrônica - Fotos da Falcon e Twister: Mário Villaescusa/Honda/Divulgação Falcon 400, sem atualizações desde o lançamento em 1999, será equipada com injeção eletrônica
Surpreendentemente, ao contrário do usual e na contramão do marketing, a Honda anunciou oficialmente que está retirando de linha os modelos CBX 250 Twister, XR 250 Tornado e NX 4 Falcon 400, sem definir os respectivos substitutos, que só deverão ser anunciados a partir de abril de 2009. Até lá, os estoques da linha 2008 deverão abastecer o mercado. Também já ‘subiram no telhado’ os modelos CG 150 Job e CG 150 Sport, que igualmente não mais serão produzidos a partir de hoje.

A explicação oficial é que as normas do Programa de Controle da Poluição do Ar, por Motociclos e Veículos Similares (Promot 3), que entram em vigor a partir de amanhã, barram a fabricação desses modelos, que não atendem às novas e mais rigorosas exigências ambientais, mas não impedem a sua comercialização até que os estoques sejam esgotados. O que a fábrica não explica ao consumidor é que atrasou o desenvolvimento dos modelos substitutos, deixando um inexplicável vácuo de mercado.
Twister 250 terá visual inspirado na Hornet 600. CG 150 Sport usará o mesmo motor com injeção da Titan 2009 - Caio Mattos/Honda/Divulgação Twister 250 terá visual inspirado na Hornet 600. CG 150 Sport usará o mesmo motor com injeção da Titan 2009

Telhado
A crise financeira mundial, com reflexos na forte redução de crédito no Brasil, especialmente para motos de média e baixa cilindrada, agravou a situação, já que a rede de concessionárias, com estoque inchado pela redução nas vendas, não podia absorver esses novos lançamentos. A solução drástica para a verdadeira sinuca de bico foi, simples e sumariamente, mandar os modelos para o telhado, esperando a situação clarear mais adiante, mesmo com o risco de arranhar a sua imagem.

A boa notícia é que, apesar do atraso, e de um consumidor frustrado, fica a certeza de que as novas motos vão chegar com motor dotado de injeção eletrônica de combustível e atualizações no visual. Para a CG 150 Job (homologada para carga) e CG 150 Sport, que usam a mesma base mecânica e motorização da antiga CG 150 Titan, ainda carburada, a transição pode ser menos traumática, uma vez que a nova CG 150 Titan 2009 passou a adotar o sistema de injeção eletrônica.

Atualizações
Nos dois casos, os modelos substitutos serão lançados rapidamente, pois as adaptações e atualizações demandam menos esforços e desenvolvimento, além de herdarem o motor da nova Titan 150, já com injeção. A CBX 250 Twister e a XR 250 Tornado, ambas lançadas em 2001, usamm o mesmo motor. A Twister vai ganhar visual inspirado na Hornet 600, além de novos quadro, painel, rodas, injeção eletrônica e freio a disco na roda traseira.

Especula-se que poderia haver uma versão com motor aumentado para 300 cm³. A XR 250 Tornado também vai ganhar injeção eletrônica e freio a disco na roda traseira e, muito provavelmente, uma versão supermotard, inaugurando o segmento na linha Honda nacional. A NX4 Falcon 400, lançada ainda em 1999 para substituir a NX 350 Sahara e até hoje sem modificações, tem motor derivado da XR 400, e será completamente reformada, com novo propulsor injetado. Pode, inclusive, adotar outro nome, para integrar a família XR (mesma da Tornado), ganhando novo fôlego.

Veículos

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
11 de dezembro de 2017
04 de dezembro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação