Comum aos dois modelos, além de equipar a Street 250 Fazer, o motor de um cilindro é do tipo quatro tempos e tem 249cm³, duas válvulas, injeção eletrônica de combustível e refrigeração a ar e óleo. Em sua versão 2009, o propulsor finalmente ganhou a sonda lambda no escapamento, que monitora a emissão de gases, enviando a informação para a central eletrônica, que corrige e ajusta a mistura antes da queima. A linha agora está equipada com um novo e mais eficiente catalisador, para diminuir os índices de emissões, o que acabou reduzindo ligeiramente a potência e o torque.
Coração
A versão anterior produzia 21cv de potência a 7.500rpm e 2,1kgfm de torque a 6.500rpm. Agora, os valores baixaram para 20,7cv (a 8.000rpm) e 2,09kgfm (a 6.500 rpm), respectivamente. Na prática, a diferença dificilmente será notada. As outras características mecânicas foram mantidas, exceto pela nova corrente de transmissão final, que é mais reforçada e resistente. No modelo XTZ 250 X, as marchas (cinco) são um pouco mais longas, para proporcionar mais velocidade, com adoção de uma coroa menor, de 44 dentes.
Outra diferença está nas rodas.
Cores
No modelo XTZ 250 X (supermoto), o para-lamas traseiro abriga lanterna com leds, acompanhada de suporte de placa suspenso, lembrando o da superesportiva R-6. Na Lander, não houve alteração. As duas agora têm suporte de piscas flexíveis. O modelo XTZ 250 X ganhou também a nova cor laranja cheguei, além da tradicional preta. Além da atualização de grafismo, o modelo Lander ganhou nova coloração vermelho forte e vivo, em substituição ao vermelho desbotado da versão anterior, conservando as opções de cores azul e preta.
A suspensão dianteira é comum aos dois modelos e tem sistema telescópico tradicional, com 240mm de curso.