Na verdade, as motos foram uma espécie de “bico”, que deu certo. Inicialmente, com a marca Meihatsu, a partir de 1961, e logo depois com a compra da tradicional marca Meguro. Os nomes foram abandonados em seguida para surgir as legítimas motos Kawasaki, em 1962. No Brasil, a Kawasaki atua desde 1973, fornecendo equipamentos pesados. As motocicletas, que fizeram muito sucesso com a linha Ninja, depois da liberação das importações, eram representadas por terceiros, que nunca tiveram sistema de abastecimento e, principalmente, de pós-vendas adequado, quase “afundando” a marca.
Para reverter a situação e tentar “limpar” o nome, a montadora veio oficialmente para o país. Desde outubro de 2008, a Kawasaki Motores do Brasil, com base em São Paulo, importa oficialmente seus modelos e pretende, a partir do segundo semestre, iniciar a produção, com a construção de uma fábrica em Manaus, com investimento de US$ 40 milhões. A rede de concessionárias vai crescer gradativamente até 2015 e atingir 30 revendas até o fim deste ano.
Pequenas
A KX 65, ao estilo motocross, é para pilotos mirins. Com motor de 64cm³, do tipo dois tempos, tem freios a disco, câmbio de seis marchas, refrigeração líquida, suspensão traseira mono, 60kg de peso abastecida e tanque para 3,7 litros. A KLX 110 tem motor do tipo quatro tempos refrigerado a ar, com câmbio automático de três marchas, de construção simples e resistente. Para maior controle dos pais, existe um limitador regulável no acelerador. Para pilotos maiores e mais ousados, a linha KX de cross também está disponível.
O modelo KX 250 tem motor de quatro tempos, escapamento em titânio, quadro em alumínio e apenas 104,5kg, já abastecida. O modelo KX 450, além do quadro em alumínio e escape em titânio, tem injeção eletrônica que dispensa a bateria. O modelo KLX 450 tem quadro e motor (amansado para maior força em baixa rotação) derivados da KX 450, mas partida elétrica, painel e farol. Já a badalada Ninja 250 R tem visual propositalmente parecido com as irmãs maiores e carenagem envolvente. O motor tem dois cilindros paralelos, 32cv de potência, refrigeração líquida, injeção eletrônica (o carburador ainda é usado em alguns mercados), e rodas com aros de 17 polegadas.