Yamaha XVS 950 Midnight Star - O som da meia-noite

Com o legítimo estilo custom, motor de dois cilindros em V totalmente novo e rodas de liga leve, modelo tem ainda transmissão final por correia e posição relaxada de pilotagem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/05/2009 11:59 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Fotos: Sérgio Chvaicer/Yamaha/Divulgação
A linha custom da Yamaha Brasil tem novo modelo, que estará disponível na rede autorizada a partir de junho. Trata-se da XVS 950 Midnight Star, ou estrela da meia-noite. Entretanto, sai da linha a Drag Star 650, que teve sua produção interrompida em 2008, por não cumprir as exigências do Promot 3 (normas de controle de emissões), ainda mais rigoroso em 2009. A nova motocicleta foi lançada mundialmente no fim do ano passado e conta com o tradicional figurino da extensa linha, batizada de Star, que a montadora tem no formato custom, com o clássico motor de dois cilindros em V e que vai de 250 cm³ a 1.900 cm³.

O detalhe desse propulsor, totalmente novo, é que a engenharia da marca, além de queimar fosfato para extrair a máxima potência e torque, com o menor consumo e emissão de poluentes possível, também se empenhou em produzir um som cativante e agradável, que, para os fregueses do segmento, vira música na ponta do escapamento. O nível de detalhamento chegou a tal ponto que foi elaborado um estudo acústico, para minimizar os sons mais finos, de alta frequência, e privilegiar os mais graves, de baixa frequência.

Detalhes
O V dois da Midnight Star 950 tem inclinação de 60 graus, 942 cm³, injeção eletrônica, refrigeração a ar e quatro válvulas por cilindro, com tratamento cerâmico. A potência atinge 53,6 cv a 6.000 rpm e o torque 7,84 kgfm a apenas 3.000 rpm. Este último número é o que realmente interessa para o consumidor das motos estilo custom, que apreciam muito mais a força do motor (torque) do que sua velocidade e potência. A maior musculatura permite rodar sem cambiar a toda hora, ou engatar a quinta e última marcha nas estradas e esquecer a vida.
As rodas são de liga leve, fazendo um contra-ponto com o estilo clássico - As rodas são de liga leve, fazendo um contra-ponto com o estilo clássico

Para completar, a transmissão final não é por corrente, mas por meio de correia, feita com kevlar e fibra de carbono, que não necessita de manutenção. O estilo segue a cartilha longa e baixa. Grande distância entre-eixos, 1.685 mm, para oferecer conforto em retas, e baixa, para favorecer a pilotagem em velocidades reduzidas. O banco do piloto, tipo selim, fica a apenas 675 mm do chão, o que minimiza os efeitos do peso de 278 kg a seco. Nesse caso, a obesidade também não é defeito.

Estrada
Já que seu habitat são as estradas sem muita pressa, a posição de pilotagem é relaxada, com plataformas para os pés, que ficam mais esticados, além de guidão bastante largo. Para a garupa, um banco mais alto, sobre o para-lama traseiro. O tanque de combustível tem capacidade para 17 litros e abriga o painel, com velocímetro em destaque e pequena tela digital em seu interior, além de relógio de horas e indicador de nível de combustível.

Para frear, um disco dianteiro, com 320 mm, e um traseiro, com 298 mm. A suspensão dianteira é telescópica convencional, da marca Kayaba, com tubos de 41 mm e 135 mm de extensão, e a traseira do tipo mono, regulável, com 110 mm de curso. O quadro é em tubos de aço, tipo berço duplo, e o longo escape, de saída única, cromado. As rodas são de liga leve, com aro de 18 polegadas na dianteira e 16 polegadas na traseira. A nova Yamaha XVS 950 Midnight Star tem duas opções de cores: vermelho, com apliques no tanque e para-lama traseiro, e preto. Os preços, posto Manaus, onde é produzida, são de R$ 34.900 e R$ 34.600, respectivamente.

Veículos

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe