Harley-Davidson XR 1200 - Nova raça

Marca norte-americana apresenta modelo que incorpora estilo moderno, agregando características esportivas e muita disposição para encarar curvas com segurança

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/05/2009 15:59 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Fotos: Harley-Davidson/Divulgação
A centenária marca norte-americana Harley-Davidson adotou uma estratégia ousada para conquistar novos mercados, especialmente o europeu. Em uma guinada de 180 graus, associada às tradicionais e comportadas motocicletas que fizeram sua fama, partiu para a produção de modelos de características esportivas, como a XR 1200, lançada em Valência, na Espanha, em abril de 2008, e que agora também chega oficialmente ao Brasil. Projetada inicialmente para o mercado do Velho Mundo, agradou também no outro lado do Atlântico, conquistando os próprios criadores e também outras praças.

Outro atrevimento da marca ianque foi comprar a badalada italiana MV Agusta, que produz algumas das mais cobiçadas superesportivas do planeta. A nova XR 1200, entretanto, usa parte das armas de suas irmãs conservadoras, como a arquitetura do motor, com a marca registrada de dois cilindros em V, inclinados em 45 graus, e refrigerado a ar, com ajuda de radiador de óleo. Com 1.202 cm³, o propulsor, batizado de Evolution e herdado da Sportster 1200, foi apimentado, com aumento da taxa de compressão, novo sistema de admissão, dutos de altura variável, injeção eletrônica recalibrada e outros desenvolvimentos.

Tropa
O resultado é uma tropa de 90 cv a 7.000 rpm e torque de 10,19 kgfm a 3.700 rpm. Números ainda aquêm dos mísseis japoneses, italianos e alemães, mas uma enorme evolução da marca, especialmente se analisado todo o conjunto, que sofreu profundas modernizações. Estilo e visual foram inspirados nas lendárias XR 750 de competição, que disputaram com sucesso as provas americanas de dirt track, em pistas ovais de saibro. Dessa forma, o guidão é largo e as pedaleiras recuadas e mais altas, para facilitar as manobras nas curvas.
As rodas são de liga leve e os pneus especialmente projetados para a moto - As rodas são de liga leve e os pneus especialmente projetados para a moto

Ainda no departamento de curvas, os pneus Dunlop Qualifier D209 foram desenvolvidos especialmente para o modelo. Com medidas de 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira, calçam rodas de liga leve de três raios, com aros de 18 polegadas na frente e 17 polegadas atrás. Para ficar mais ágil e compatível com a nova proposta, o quadro, em tubos de aço, foi reprojetado, com diminuição do ângulo de cáster. A balança da suspensão traseira também é inédita para a marca, construída em alumínio. As suspensões também obedecem ao padrão esportivo.

Invertida
As suspensões da marca Showa também foram projetadas exclusivamente para a XR 1200. A dianteira é invertida, com tubos de 39 mm de diâmetro e 125 mm de extensão. A suspensão traseira tem dois amortecedores reguláveis, com 89 mm de curso. Com esse pacote, é possível uma condução esportiva, impensável para modelos normais da marca. Para tanto, os escapes, com ponteira dupla, estão posicionados de forma mais alta e inclinada, para não raspar em manobras mais radicais. Da mesma forma, o banco da garupa foi praticamente suprimido.

Para frear, um par de discos com 292 mm na dianteira, mordidos por pinças Nissin de quatro pistãos e um disco simples na traseira, com 260 mm e pinça de um pistão. Um bom conjunto para brecar os 250 kg de peso a seco. O painel, com instrumentos redondos, tem conta-giros em destaque e tela digital com velocímetro. No visual, uma entrada de ar com captação frontal para melhorar a respiração, farol redondo e pequeno, assim como tanque, com capacidade para 13,3 litros. O câmbio tem cinco marchas e a transmissão final é por correia reforçada com kevlar e fibra de carbono. A Harley-Davidson XR 1200 vai ser comercializada a partir de junho, com preço sugerido de R$ 39,9 mil, sem frete. Informações: (31) 3275-2711.

Veículos

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe