Publicidade

Estado de Minas

Dinamômetro: regulagem eletrônica


postado em 27/05/2009 16:05

Equipamento afere e aumenta potência e desempenho do motor(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Equipamento afere e aumenta potência e desempenho do motor (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
O dinamômetro é um aparelho com sistema de ensaio para medição de potência e outros parâmetros que pode ser usado por motos de rua, de todas as marcas e modelos, para diagnosticar, aferir e melhorar a performance, eletronicamente, sem que seja necessário abrir o motor, também usado em motos de competição. Em Minas Gerais, só existe um exemplar, instalado na revenda Suzuki Superbikes, de Belo Horizonte. O aparelho, acoplado a um computador com vários programas específicos, além de sonda lambda, funciona pelo fundamento físico da inércia.

A roda motriz da moto é apoiada em um rolo, com volante, cuja inércia é conhecida. Ao acelerar e desacelerar, os programas calculam a qualidade da mistura em todas as fases pela sonda lambda: rotação, velocidade, potência e torque reais (na roda e no virabrequim), incluindo as perdas geradas pelo câmbio e sistema de transmissão. Com o diagnóstico e dados, visualizados por vários gráficos, é só corrigir eletronicamente o mapeamento do motor, melhorando, conforme a preferência do piloto, o desempenho (em média 10%). Assim, a moto fica mais potente, há aumento de torque e menor consumo, sem abrir o motor.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade