Publicidade

Estado de Minas

Dicas de segurança - Chove, chuva!

Rodar de moto com tempo ruim requer cuidados


postado em 06/10/2009 17:57

(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
Desta época do ano em diante, as chuvas vão ficando mais frequentes. Para quem roda de moto, é um complicador a mais, pois, o nem sempre confortável impermeável passa a ser um acessório usual, além da viseira embaçada, dos buracos ocultos pela água, da diminuição da visibilidade, com vidros também embaçados. Além disso, a redução da aderência do piso, quee compromete a segurança, aumentando a distância de frenagem e o risco de derrapagem.

Na chuva, ou com piso molhado, as distâncias para os carros devem ser aumentadas e a velocidade reduzida. Nesta hora, muita gente também reduz a calibragem dos pneus. Puro engano. Com pressão menor, a área de contato com o piso aumenta, aumentando também o risco de aquaplanagem, já que os sulcos de drenagem dos pneus ficam achatados e deformados, com o calibre e a capacidade de drenagem reduzidos. Na chuva, o correto é manter a calibragem indicada no manual.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade