Honda apresenta VFR 1200F

Esportiva turística ostenta primazias, como câmbio com dupla embreagem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/10/2009 13:03 Julio Cabral /Estado de Minas
Fotos Honda/Divulgação
Após antecipar algumas das novidades que viriam na VFR 1200F, a Honda finalmente apresentou a moto por completo na Europa. O modelo, que já havia aparecido em suas formas finais em fotos vazadas na internet, segue a linha de motos turísticas de bom desempenho sport tourer e tecnologia. A começar pelo inédito câmbio de dupla embreagem, que tem causado sensação entre automóveis. O sistema possui duas embreagens, uma para as marchas ímpares e outro para as pares.

Ou seja, enquanto se roda em uma marcha, a seguinte já está pré-engatada, o que permite trocas mais rápidas do que em uma caixa manual. A caixa de seis marchas conta com três modos: automático, esportivo e convencional, que permite passagens manuais. O novo câmbio só estará disponível em 2011. Até lá os compradores terão que se satisfazer com um câmbio manual de seis marchas convencional. 

O motor não foge a tradição da linha VFR: trata-se de um quatro cilindros em V em um ângulo de 76º, com 1.237 cm³ de deslocamento. São 174 cv de potência a 10 mil rpm e vigorosos 13,1 kgfm de torque a 8.750 rpm, encarregados de impulsionar os 267 kg da nova Honda. Rendimento suficiente para enfrentar rivais de peso, como a avançada BMW K 1300 GT.

Veja mais fotos da Honda VFR 1200F!

O estilo é marcante, com carenagem integral que mescla a cor da carroceria com detalhes em prata e farol em V, com sinuosos filetes laterais em LEDs. O amplo para-brisa é ajustável e forma um belo conjunto frontal tal como os retrovisores com piscas integrados. O tanque de combustível tem formas angulosas e permite, tal como a carenagem lateral, o perfeito encaixe das pernas do piloto. A Honda trabalhou o som emitido pelo motor, que muda de acordo com a situação. Em baixas rotações o ruído é grave, com batidas sincopadas, enquanto em altos giros uma válvula abre e o som se torna mais agudo e ríspido.



A roda traseira de liga parece flutuar, com suporte apenas do lado esquerdo. Isso é garantido pelo longo braço do eixo cardã, integrado a um único amortecedor, ajustável em amortecimento. Uma embreagem do tipo deslizante previne o travamento da roda traseira em fortes reduções de marcha. Na dianteira a suspensão é de garfos invertidos, com ajuste de pré-carga.

O conjunto de freios é formado por disco duplo na dianteira e simples na traseira. O sistema conta com ABS, que funciona junto com o CBS, um sistema de frenagem que aciona os freios de ambas as rodas conjuntamente.

A VFR 1200F conta com três opões de cores: vermelho, prata metálico e branco perolizado. A Honda oferece também uma ampla gama de acessórios e opcionais. Para longas viagens a moto pode ser equipada com bagageiros laterais, com 35 litros de capacidade cada um, e com um baú superior com 31 l. Além de itens de conforto, como para-brisa ajustável em três posições, assentos em couro do tipo Alcântara e manoplas aquecidas. E, para garantir a jornada, um navegador do tipo GPS pode ser pedido opcionalmente. As primeiras entregas começam no início de 2010.

Veículos

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
20 de novembro de 2017
04 de novembro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação