Veja mais fotos da Yamaha Fazer YS250 2011 e da Crypton 115 2010!
A reestilização continuou pelos pontos fracos do modelo, fazendo a Fazer renascer em grande estilo. A traseira ganhou lanterna com lâmpadas de Led, setas destacadas, suporte de placa dependurado (que lembra o da superesportiva R-1) e rabeta do tipo ascendente. Também alvo de críticas, o painel "caducou" e foi substituído por outro, semelhante ao da XJ6 e equipado com conta-giros analógico (em destaque) e tela digital. As rodas também mudaram.
Técnica
O conjunto do tanque, com capacidade para 19,2 litros, e as aletas laterais também foram alterados. Já o motor não sofreu mudanças. Com 249cm³ de cilindrada, o propulsor tem pistão forjado e um único cilindro revestido de cerâmica. A alimentação é por injeção eletrônica e a refrigeração a ar, auxiliada por radiador de óleo. A potência é de 21cv (a 7.500rpm) e o torque de 2,10kgfm (a 6.500rpm). As principais mudanças técnicas ficaram por conta da suspensão traseira, do tipo mono, com 120mm de curso, que ganhou rolete, proporcionando mais conforto; e do freio a disco na roda traseira, agora de série, em substituição ao tambor, com 220mm de diâmetro.
A suspensão dianteira é do tipo telescópica e tem tubos de 37mm de diâmetro e 120mm de curso.
Ressuscitou
A nova motoneta Crypton, que tinha saído de linha em 2005, voltou ressuscitada e completamente modernizada no visual e na técnica, visando ser o modelo de entrada para os menos abonados. O motor, que é alimentado por carburador, passou de 105cm³ para 115cm³ de cilindrada, o mesmo que equipa o modelo Neo. A potência também foi aumentada e chega a 8,2cv (a 7.500rpm). O torque é de 0,88kgfm (a 5.500rpm). O câmbio de quatro marchas (uma luz acende avisando quando a quarta é engatada) com embreagem automática e não é rotativo.
Outra deficiência para um modelo com vocação urbana, é a baixa capacidade do porta-malas em baixo do banco, de apenas 4 litros. Em compensação, o banco é bastante confortável e o modelo, fácil de pilotar. O painel tem marcador de combustível, velocímetro e hodometro. A suspensão dianteira (Kayaba) tem barras de 26mm de diâmetro e 100mm de curso. A suspensão traseira tem duplo amortecedor. A nova Crypton chega em duas versões: A K, equipada com freios a tambor e partida a pedal; e a versão ED, com freio a disco de 220mm na dianteira e partida elétrica. As cores são prata, preta e vermelha e chegam no final de março. O preço sugerido, sem frete da versão K, é de R$ 4.550; e da versão ED, R$ 5.200.
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