Lançada em 2006 e atualizada em 2010, a Versys 650 conta com um desenho agressivo, no qual se destacam os grandes faróis sobrepostos verticalmente, como na ER-6n, que também inspira a rabeta elevada com lanterna em LEDs. O para-brisa oferece proteção aerodinâmica, com ajuste em três posições. O perfil é anguloso, com aletas que ladeiam o radiador.

A suspensão dianteira conta com garfo telescópico invertido com ajuste no retorno e pré-carga, também disponíveis na suspensão traseira monoamortecida, que oferece sete níveis. Os freios também tem orientação esportiva, com disco duplo de 300 mm na dianteira com pistão duplo e disco simples de 220 mm na traseira com pistão simples, ambos recortados em forma de pétala. O sistema se destaca ainda pelo ABS opcional, que eleva o preço da moto básica de R$ 33.990 para R$ 37.390 e acrescenta 3 kg ao peso original, de 206 kg.
Preços que deixam a Kawasaki Versys 650 competitiva diante dos R$ 34.594 pedidos pela Suzuki V-Strom 650, mas que são mais caros que a Yamaha XT 660 e BMW G 650 GS - ambas ficam devendo uma carenagem mais protetora. Mas podem enfrentar também um espectro mais amplo, o que incluiria a também recém-lançada Yamaha XJ6 Diversion, com quatro cilindros e proposta asfáltica, mas com preço equivalente. .