A história começou em 2002, quando Welington Melo Campos fabricou artesanalmente, para seu uso, um triciclo, que, depois de várias e insistentes propostas, foi vendido. Um novo modelo foi produzido e também comercializado. Com o interesse, Welington transformou o hobby em negócio, fabricando atualmente, em série, cerca de 30 unidades por ano, em 10 versões diferentes, que vão da top à básica, conforme a preferência do consumidor, que, porém, tem que entrar em uma fila de cerca de três meses em função da elevada procura. Os preços variam de R$ 28 mil, no modelo básico, a R$ 60 mil, no Sport R-3 Top.
CARACTERÍSTICAS O valor final pode oscilar em função dos equipamentos e acessórios que o cliente deseja agregar. A versão Sport R-3 Top tem quadro em aço tubular, com desenvolvimento próprio, e grande distância entre-eixos, de três metros, com garfo bastante alongado. Essa característica impede que o Sport R-3 Top empine nas arrancadas, mas dificulta as manobras em baixa velocidade.
O motor do Sport R-3 Top é um 2.0 AP da Volkswagem, com refrigeração líquida, injeção eletrônica e radiador deslocado para a lateral, que fornece 114cv, embora possa também ser equipado com motores AP 1.6 e AP 1.8. O câmbio tem quatro marchas para frente e mais uma ré, da Brasilia, mas tem a opção de outro com cinco marchas. Os freios são a disco, auxiliados por sistema hidrovácuo, somente nas rodas traseiras, que têm aros em liga leve de 10 polegadas e pneus esportivos Toyo. A roda dianteira, de moto, tem aro de 17 polegadas. O tanque, com posição semelhante ao de uma moto, comporta 27 litros e, assim como a carenagem, é de fibra de vidro.
ANDANDO O visual impressiona e chama mais a atenção do que uma banda marcial, com muitos cromados e motor à mostra. A posição de pilotagem é parecida com a de uma moto, já que tem guidão.
Na hora de acelerar, arrancadas muito vigorosas e prazerosas por conta do motor e do baixo peso (834kg), que aumentam a sensação de pilotar uma moto (com velocidade final de quase 200km/h). O piloto precisa ficar atento, pois a frente é de motocicleta, mas a traseira é de carro e encalha nos corredores ou em lugares estreitos. O pequeno ângulo de esterçamento do guidão dificulta as manobras em baixa velocidade, mas garante a estabilidade em altas. Na chuva funciona como uma moto; e no trânsito, como um carro.

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