NCR MILLONA M16 - O sumo do sumo

Produzido artesanalmente e sob encomenda, modelo tem motor do tipo V4, com 200cv na roda e apenas 145kg de peso, por conta do emprego de matérias nobres, como titânio

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postado em 20/09/2010 19:36 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Fotos: NCR/Divulgação
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Segundo os perfeccionistas, tudo pode ser melhorado, aperfeiçoado e desenvolvido. Mesmo que, aparentemente, seja quase um milagre. É o caso da motocicleta italiana NCR Millona M16. O modelo foi baseado na Ducati Desmosedici DD 16RR, que por sua vez é inspirada na Ducati de MotoGP. Ou seja, uma moto para disputar a competição mais rápida e tecnológica do planeta, equipada com parte elétrica e homologada para rodar na rua. A NCR topou o desafio e criou a Millona M16 como uma espécie de criatura que superou o criador, um modelo mais leve, mais potente e com ainda mais tecnologia e eletrônica embarcada.

A história da NCR é parecida com tantas outras do Norte da Itália. Uma pequena oficina, dirigida por apaixonados por motos, que desenvolvem seus modelos sem a preocupação com os conselhos dos economistas, que apregoam que a produção em larga escala viabiliza o negócio. Na contramão das recomendações, os três sócios fundaram em 1967, nos subúrbios de Bolonha, uma pequena mecânica de preparação de motos. Rino Caracchi, Giorgio Nepoti e Rizzi emprestaram as iniciais de seus nomes para batizar a empresa, que algum tempo depois perdeu Rizzi. Para não desfigurar a essência da marca, o erre de Rizzi foi devidamente substituído e batizado de Racing.

EXCLUSIVA A história de preparações da NCR para motos de competições ganhou força pelos expressivos resultados, inclusive com parceria com o astro e campeão Mike Hailwood. Outra parceria, que dura até hoje, é exatamente com a Ducati, que não por acaso está estabelecida em Borgo Panigale, região de Bolonha, Norte da Itália. Essa cooperação possibilitou a construção da NCR Millona M16, com motor Ducati. A construção, porém, diferentemente da Ducati, é totalmente artesanal. O requinte chega a tal ponto que a pequena fábrica é chamada de ateliê, já que os modelos são exclusivos e de alta performance, para clientes especiais.

A nova NCR Millona M16 foi apresentada durante o evento World Ducati Week, WDW, que reuniu fiéis seguidores da marca de todas as partes da Europa e do mundo, na tradicional pista de Misano, Norte da Itália, em 10 de junho. A produção é totalmente artesanal, com rígidos critérios de qualidade e somente sob encomenda, mas o preço não foi revelado. A conta, entretanto, fica extremamente salgada e indigesta, já que o modelo em que se baseia, a Ducati Desmosedici DD16RR, já é totalmente exclusiva e custa cerca de 70 mil euros (R$ 157 mil) na Europa. A NCR Millona M16, produzida com abuso de matérias nobres, mais que dobra a fatura.

TÉCNICA A NCR Millona M16 é construída em fibra de carbono, titânio e alumínio aeronáutico. Com tecnologia desenvolvida pela NCR, o quadro é em fibra de carbono, assim como o subquadro, tanque e também as rodas, com aros de 17 polegadas. Outros componentes, como carenagens e para-lamas, também são feitos com fibra de carbono. Já o escape, desenvolvido e produzido pela NCR, com saída alta sob a rabeta traseira, é de titânio, assim como o guidão e a tampa da embreagem, com sistema de antitravamento. O resultado é um peso de apenas 145kg a seco. Inferior até mesmo ao modelo de MotoGP, que beira os 150kg, por força do regulamento.

O motor é um V4, com 989cm³, equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, que foi devidamente retrabalhado pela NCR. O propulsor desenvolve nada menos que 200CV, medidos na roda. Mais potente e leve do que a Desmosedici e equipado com três mapas de gerenciamento e telemetria, próprios da NCR. A suspensão dianteira é Ohlins, igual à usada nas pistas, com tubos de 43mm de diâmetro. A suspensão traseira é mono, também Ohlins, em balança com desenvolvimento exclusivo. O freio dianteiro tem dois discos de cerâmica, também de competição, com pinças Brembo monobloco de quatro pistãos. O freio traseiro tem 220mm de diâmetro e o câmbio, com peso aliviado, seis marchas.

O motor desta máquina rende nada menos do que 200cv de potência - O motor desta máquina rende nada menos do que 200cv de potência

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