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Estado de Minas BMW F 800 R

Aposta brasileira

Com motor de dois cilindros paralelos, freios ABS e estilo naked, modelo passa a ser fabricado também em Manaus, Amazonas. O preço cai em função da redução de impostos


postado em 12/01/2011 21:26

(foto: Fotos: BMW/Divulgação)
(foto: Fotos: BMW/Divulgação)
Depois do pioneirismo de produzir a primeira motocicleta BMW fora da Alemanha, em quase um século de existência da marca, com o modelo G 650 GS, a montadora amplia sua linha brasileira, instalada em Manaus, Amazonas, com a F 800 R, que chega ao mercado em abril. A linha de montagem, implantada dentro do parque industrial da nacional Dafra, por meio de acordo – que inclui funcionários treinados na Alemanha e maquinário próprio –, vai se sofisticar ainda mais, produzindo uma moto equipada com motor de dois cilindros, diferentemente da G 650 GS, com um cilindro, abrindo espaço também para os outros modelos da família F.

Com a produção do modelo F 800 R no Brasil, o preço também será reposicionado para baixo, em função da eliminação de impostos. Segundo a montadora, o preço sugerido deve ficar abaixo dos R$ 38 mil, valor mais competitivo, inferior em cerca de 35% ao do modelo até então importado, o que deve alavancar ainda mais as vendas internas. E a moto já vem equipada com sistema de freios ABS de série. A estratégia para a ampliação da linha, com o modelo F 800 R, tem motivação na boa performance da marca no país. De acordo com a montadora, a sua participação no mercado brasileiro em 2010, no segmento de motos acima de 500cm³, dobrou, passando para 9%.

IMPORTÂNCIA Sem dúvida, a principal responsável pelo bom desempenho da BMW no Brasil foi exatamente a G 650 GS, fabricada em Manaus, que elevou o mercado nacional para o sétimo posto no ranking mundial de vendas da montadora, ultrapassando países tradicionalmente consumidores da marca, como o Canadá, Japão e Austrália. Com esse raciocínio, a fabricante alemã aposta que a introdução do novo modelo – F 800 R (lançado em 2008) – e a reformulação visual da G 650 GS (que já foi modernizada na Europa) ampliem ainda mais o seu avanço no mercado nacional, exatamente em um momento de queda em outros mercados.

Outra providência da BMW no Brasil para concretizar os planos de expansão para aproximadamente 12% no segmento acima dos 500cm³ é o aumento da rede de concessionários, que deve praticamente dobrar com a abertura de até 12 revendas este ano. A nova F 800 R made in Brasil, com estilo naked, nitidamente inspirado no modelo K 1300 R, vai abrir caminho para a produção (ainda não confirmada) do modelo irmão, F 800 GS, com estilo on-off road, que usa o mesmo quadro e motor, porém tem visual inspirado na clássica GS 1200, além de facilitar enormemente a logística de fabricação e assistência técnica.

DUPLA O motor da F 800 R, projetado pela BMW, mas fabricado pela austríaca Rotax, é o primeiro na história da marca com dois cilindros paralelos. Lançado em 2006, tem uma arquitetura bastante compacta em função de um curioso artifício mecânico. Os dois pistãos se movimentam juntos (twin, ou gêmeos), o que produziria uma vibração comparada a um martelete de demolição, inviabilizando a pilotagem e seu funcionamento. Para reduzir esse efeito, sem comprometer as dimensões, a engenharia projetou uma falsa terceira biela, com massa plana e peso equivalente ao dos pistãos, além de movimento contrário, para deixar o funcionamento redondo.

Equipado com refrigeração líquida e injeção eletrônica, o motor, com inclinação de 8 graus, 798cm³ e oito válvulas, fornece 87cv a 8.000rpm e torque de 8,3kgfm a 6.500rpm. O quadro tem dupla viga em aço, com motor integrado, mas a balança da suspensão traseira, assim como os aros de 17 polegadas, são em alumínio. A suspensão dianteira tem garfo telescópico com tubos de 43mm de diâmetro e 125mm de curso. A suspensão traseira, mono, também tem 125mm de curso. O freio dianteiro tem duplo disco de 320mm e o traseiro disco simples, de 265mm, e sistema ABS. O tanque de combustível fica sob o banco, rebaixando as massas, e comporta 16 litros. O peso a seco é de 177kg, o banco regulável na altura e a transmissão final é por corrente.
Motor de dois cilindros paralelos é o primeiro do tipo na história da BMW
Motor de dois cilindros paralelos é o primeiro do tipo na história da BMW

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