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O motor segue a receita das concorrentes, especialmente as japonesas: quatro cilindros em linha, com 999cm³ de cilindrada, equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, que desenvolve 193cv a 13.000rpm e um torque de 11,45kgfm a 9.750rpm. Para satisfazer os dois extremos, o mapeamento eletrônico do propulsor tem quatro possibilidades, que interagem com o controle de tração Dynamic Traction Control (DTC), que, por sua vez, atua de forma distinta para cada situação, por meio de um sensor de inclinação lateral que monitora a compatibilidade entre seu grau e a velocidade. O modo Rain (chuva) deixa o acelerador mais lento, o motor mais progressivo e o controle de tração mais atuante, além de reduzir a potência para “apenas” 163cv.
FÚRIA Já o modo Sport começa a abandonar a porção domingueira, entregando toda a potência, com interferência mais branda do controle de tração, visando à segurança. O modo Race permite explorar a porção raivosa do motor, sem restrições, para pneus de série.
Para completar, o piloto tem à disposição o shift assist, que permite trocar as marchas sem desacelerar e sem acionar a embreagem, como na F1. Um sensor percebe o movimento do pedal de marchas e corta o motor por centésimos, permitindo trocas mais rápidas, praticamente sem perda de rotações. Para reduzir, entretanto, o método convencional é exigido como segurança. Com o motorzão à disposição, empinar nas saídas de curvas, despejando potência, também não é problema. Um outro sensor, que pode ser desligado, limita a decolagem da roda dianteira em 20 graus, momento em que o motor corta, impedindo uma possível cambalhota cinematográfica.
ANDANDO A posição de pilotagem exige a postura “ortopédica”, típica dos modelos superesportivos, sem muitas concessões.
A revisão não mudou a potência e o torque, mas alterou sua entrega, que ficou mais bem distribuída ou plana, facilitando a pilotagem. O quadro em alumínio também foi ajustado, com nova geometria da mesa de direção e distância entre-eixos, para melhorar o comportamento em retas. O freio dianteiro tem duplo disco de 320mm e o traseiro, disco simples de 220mm. O peso a seco foi reduzido em cinco quilos, passando para 178 quilos. O modelo pede para enrolar o cabo, que, aliás, ficou mais leve e rápido. Mesmo com overdose eletrônica, não é um computador ambulante, preservando a adrenalina e o prazer da pilotagem.