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PERSONALIDADE A marca Ducati nasceu produzindo rádios e artigos elétricos, com Antonio Cavalieri Ducati e os filhos Bruno, Adriano e Marcello. Estabelecida em Borgo Panigale, próximo a Bologna, Norte da Itália, mudou o foco depois da Segunda Grande Guerra, fabricando motos para suprir a necessidade de transporte do país em reconstrução. Em 1954, o engenheiro Fabio Taglioni projetaria o motor com dois cilindros em “L”, com o comando desmodrômico, que se tornaria uma espécie de marca registrada da montadora e utilizado até hoje. Em 2012, a Ducati é vendida para a alemã Audi, que por sua vez pertence à Volkswagen.
As operações, porém, seguem completa e totalmente distintas, com Minas Gerais inaugurando sua concessionária até outubro. Curiosamente, ao lado do modelo considerado de entrada da marca, a Monster 796, com preço sugerido de R$ 37.900, a marca vai oferecer, na outra ponta, a sofisticada superesportiva, modelo Panigale R, ainda importado, com preço sugerido de R$ 114.900, tornando-se um dos modelos mais caros do mercado nacional. Esse mesmo mercado brasileiro em que a marca espera representar cerca de 7% de suas vendas em cinco anos, tornando-se o quinto mais importante no mundo.

TÉCNICA A Monster 796 tem estilo naked, ou pelada, sem carenagens, o que facilita os deslocamentos urbanos no dia a dia. Entretanto, também encara as estradas, com um conjunto que “pede” curvas de toda ordem. Para tanto, o modelo também conta com outra espécie de marca registrada da Ducati. O quadro em treliça com tubos em aço com motor fazendo parte da estrutura. As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas de diâmetro, que facilitam as mudanças rápidas de direção. A embreagem também proporciona esportividade, com sistema que impede o travamento da roda traseira em reduções de marchas mais radicais.
Os freios seguem a receita: na dianteira dois discos de 320 milímetros de diâmetro com pinças radiais de quatro pistãos; na traseira um disco de 245 milímetros de diâmetro. O conjunto conta com o sistema ABS de série. A suspensão dianteira é invertida, Kayaba, com tubos de 43 milímetros de diâmetro e 120 milímetros de curso. A suspensão traseira regulável é do tipo mono, Sachs, com 148 milímetros de curso, ancorada em monobraço. O peso a seco é de 169kg. O visual tem farol dianteiro arredondado e dividido ao meio. O tanque, com capacidade para 13,5 litros, também é arredondado e os escapes contam com saída alta. O painel é totalmente digital.
