A MT-03 usava o motor da XT 660, com um cilindro, mas não caiu no gosto da freguesia. Em 2013, a montadora de Iwata lançou o modelo MT-09, equipada com motor 850cm³ de três cilindros. Agora, apresenta a caçula MT-07, com propulsor de dois cilindros em linha.
TENDÊNCIA O nascimento da caçula da família MT confirma a tendência da marca com a filosofia de motores do tipo crossplane, usado também na superesportiva R-1. Os pistãos não funcionam em par, ou um de cada vez, mas com uma defasagem de 270 graus, proporcionando força o tempo todo, além de um som tão característico quanto desafinado. O efeito prático, porém, são respostas mais vigorosas e um sorriso no rosto do piloto. Outra tendência que vai se alastrando é a redução no número de cilindros. Assim como nos carros, os motores das motos vão ficando cada vez mais compactos.
Os modelos equipados com três cilindros em linha, como o caso da “irmã” maior, MT-09, apresentam desempenho semelhante ao de modelos equipados com quatro cilindros, mas dimensões, peso, agilidade e principalmente custo, mais baixos.
TÉCNICA A nova Yamaha MT-07 é compacta, estreita e baixa, com banco a 80,5cm do chão. O motor, equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, tem quatro válvulas por cilindro e pistãos forjados. A potência chega a 74,8cv a 6.500rpm e o torque a 6,9kgfm a iguais 6.500rpm. O peso a seco é de 164kg, enquanto o peso abastecida atinge 179kg. Os valores não chegam a dar inveja, devido ao quadro de aço, em vez do mais leve, de alumínio, que, porém, é mais caro. O alumínio aparece nas rodas, com aros de 17 polegadas de diâmetro, e na balança da suspensão traseira, que tem forma assimétrica.
As rodas são as mesmas que equipam a “irmã” MT-09, mas o pneu traseiro da MT-07 tem 18cm como medida de largura, conferindo um visual mais encorpado ao modelo. A suspensão dianteira, do tipo telescópica, tem tubos de 4,1cm de diâmetro e 13cm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com regulagens.