De Campos do Jordão, SP - O modelo BMW S 1000R chega ao mercado nacional, importado oficialmente, com proposta de utilização mais versátil. É que a nova motocicleta é refletida e derivada da superesportiva S 1000RR, um verdadeiro míssil, destinada a uma seleta freguesia de virtuais pilotos, porém, com motor amansado e ergonomia mais confortável. Além disso, a nova S 1000R não conta com carenagem integral nem com bolha para proteção aerodinâmica em altas velocidades. O estilo ficou compatível com uma streetfighter (guerreira urbana), que a montadora prefere chamar de roadster, capaz de encarar o dia a dia, mas também acelerar forte, inclusive nas estradas, ganhando versatilidade.
A base mecânica é a mesma da irmã veloz superesportiva. Um poderoso quatro cilindros em linha com 999cm³ de cilindrada, inclinado a 32 graus para a frente, que desenvolve 160cv a 11.000rpm, equipado com injeção eletrônica, refrigeração líquida e extenso pacote eletrônico. A potência foi reduzida em 33cv, mas, em compensação, o torque é mais abundante, desde os giros mais baixos, com máximo de 11,4kgfm a 9.250rpm, proporcionando retomadas de velocidade mais vigorosas sem precisar utilizar o câmbio a todo momento. Situação mais comum para uso urbano, que exige progressividade em vez de velocidade.
ANDANDO O motor é inclinado para a frente a 32 graus. Pode parecer pouco, mas ajuda a rebaixar o centro de gravidade, com reflexos na melhora da dirigibilidade.
A presença de muita eletrônica embarcada, entretanto, é capaz de mudar o caráter da S 1000R, se o negócio do piloto for adrenalina. Os modos de condução podem ser Rain (chuva), com entrega da cavalaria mais suavemente, Road, Dynamic e Dynamic Pro, com a entrega cada vez mais direta. Tudo com a prazerosa ajuda do shift assistant, que permite trocar as marchas para cima sem tocar na embreagem nem desacelerar, em uma espécie de F-1 de duas rodas.
ELETRÔNICA O pacote eletrônico continua com suspensões “inteligentes”. A roda dianteira lê o tipo de piso e informa para a roda traseira o que ela vai encontrar para se adaptar. O sistema é chamado de DDC e atua em conjunto com o ASC, de controle de estabilidade. Uma sopa de letrinhas, que ainda conta com ABS de série. Além disso, a nova S 1000R tem amortecedor de direção que garante a firmeza do guidão, mesmo em altas velocidades, e manoplas aquecidas para os dias de inverno. Os freios são extremamente precisos e contam com dois discos de 320 milímetros de diâmetro, com pinças radiais. Na traseira, um disco de 220 milímetros.
Curiosamente, o visual não espelhado e assimétrico inaugurado na superesportiva S 1000RR foi mantido na prima sem roupa.