A quebra da tradição representa uma ousada sinalização de que a marca está antenada com as tendências mundiais, mesmo que provoque a ira dos tradicionalistas, ainda mais em um país que ainda tem impregnada a cultura dos ébrios motores V8 nos carros e dos V2 nas motos. Porém, para reduzir possíveis resquícios traumáticos, a marca providenciou um som diferenciado no motor elétrico para satisfazer ouvidos mais exigentes. A nova motocicleta também vai cumprir um extenso programa de convencimento. Inicialmente, vai percorrer a badalada Rota 66, que liga a cidade de Chicago a Santa Mônica, próximo a Los Angeles, nos Estados Unidos.
ROTEIRO No trajeto, vai passar por 30 concessionárias da marca, recolhendo impressões dos motociclistas para possíveis aperfeiçoamentos e, por via das dúvidas, garantir que a linha tradicional continua intacta.
Todo o quadro pesa apenas 19kg. A solução para reduzir ainda mais o peso foi fazer com que as baterias também integrem a parte estrutural. O problema é que, dessa forma, elas não podem ser substituídas, mas apenas recarregadas.
MOTOR Por outro lado, também tem convincentes vantagens, capazes de neutralizar as deficiências. Em primeiro lugar, a ausência de emissões, ajudando o meio ambiente. Em alguns mercados, os veículos elétricos também recebem incentivos fiscais, reduzindo preços e taxas de licenciamento. O custo do “reabastecimento” também é menor, já que a energia elétrica por km/rodado também é inferior se comparada à gasolina em quase todos os mercados. Além disso, o motor tem torque máximo o tempo todo, independentemente da velocidade.
O propulsor da LiveWire tem o equivalente a 74cv de potência e torque de 7,14kgfm, além de dois modos de condução; mais esportivo (menor autonomia) e normal, mas, para pilotar, não existe o pedal de marchas nem o manete de embreagem. O modelo atinge 60 milhas (cerca de 96km/h) em quatro segundos, mas a velocidade máxima está limitada em 148km/h. Como nas motos da marca, a transmissão final é por correia dentada, mas as suspensões também fazem parte das mudanças. Na traseira, o inédito sistema mono, e na dianteira, tubos invertidos. As rodas são em liga leve, os freios a disco sem ABS, a iluminação com LEDs e o painel digital. .