Foram necessários três anos de desenvolvimento para que o sistema de freios combinados (CBS), fosse adotado em uma moto de baixa cilindrada pela primeira vez no mundo. A verdadeira ginástica da engenharia nacional, em colaboração com a matriz japonesa, produziu um sistema capaz de minimizar um nefasto e antigo vício de pilotagem brasileiro, de se priorizar o uso do freio traseiro em detrimento do freio dianteiro, por acreditar, equivocadamente, que seu uso faz a moto capotar. O mecanismo CBS corrige a distorção, enviando parte da força do freio traseiro, automaticamente, também para a roda dianteira.
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Os modelos escolhidos para inicialmente receber o sistema foram as CG 150 Titan ESD e EX, top de linha. A Honda CG foi lançada em 1976 e de lá para cá, nestes quase 40 anos, se tornou o veículo mais vendido da história do Brasil, com cerca de 11 milhões de unidades. Neste tempo, a moto ganhou variações, constituindo uma extensa família de modelos. Dentro da família, ao longo do tempo, houve uma migração da preferência para os modelos mais bem equipados, e também dos 125cm³ para os 150cm³, que agora ganham o sistema CBS, que acrescenta mais 2kg ao peso da moto (117kg a EX e 118kg a ESD), além de mais R$ 180 no custo final.
FUNCIONAMENTO Quando o piloto aciona o pedal do freio traseiro, o mecanismo pressiona automaticamente uma linha auxiliar hidráulica que aciona parte de freio dianteiro. Na traseira, o freio é mecânico, com tambor mesmo. Na dianteira é a disco, com três pistãos.
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Honda CG completa 40 anos com números que a tornam recordista de vendas nas diversas versõesHonda lança versão de entrada CG 150 Start por R$ 6,5 mil no BrasilTESTANDO O sistema CBS não tem a sofisticação do ABS, que exige eletrônica requintada e não deixa as rodas travarem.
O piloto pode ainda frear utilizando só o dianteiro com toda a potência dos três pistãos disponíveis, ou as duas rodas, que é a forma mais correta, e também contar com o freio motor, reduzindo brutalmente os espaços de frenagem. Entretanto, infelizmente, não é a forma mais adotada que o sistema CBS visa amenizar. Os demais sistemas e componentes não foram alterados em relação ao modelo 2014, que foi totalmente renovado em sua nona geração. O motor flex tem um cilindro, refrigeração a ar com 14,3cv a 8.500rpm e 1,45kgfm a 6.500rpm com etanol. O preço sugerido da versão ESD é de R$ 7.680 e na versão EX, com rodas em liga leve, R$ 8.180.
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