Depois dos automóveis, chegou a vez das motocicletas ganharem no quesito segurança. Uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) torna obrigatório que as motos do mercado brasileiro (nacionais ou importadas) saiam de fábrica com o sistema de freios ABS ou CBS. Inicialmente, a determinação, que entra em vigor em 2016, valerá apenas para 10% das motos do mercado. A porcentagem aumenta gradualmente até 2019, quando todas deverão possuir um dos sistemas.
Leia Mais
Vrum mostra como funciona o sistema ABS de freios Freios ABS: pise sem dó que ele não travaFalta de segurança: brecha na lei permite pilotagem de moto à pés descalçosO instrutor de pilotagem Moab Barros considera a medida uma vitória para os motociclistas. “Em termos de segurança, será uma ótima medida pois ajuda principalmente os muitos motociclistas que adquirem a primeira moto sem saber utilizar direito o sistema de freio”, destaca. No caso do CBS, ele acredita que irá proteger quem tem manias de pilotagem: “Muitos pilotos têm o vício de andar com o dedo na alavanca do freio.
Apesar da melhoria na segurança do piloto, a medida trará um aumento no preço das motocicletas. No caso do ABS, ele é bem mais perceptível: a diferença entre uma moto com e sem o sistema atualmente pode chegar a R$ 2 mil. Já no caso do CBS, serve de exemplo a CG 150, moto mais vendida no país. A presença do freio no modelo acarreta em um aumento de R$ 600.
O motociclista Marco Polo de Araújo concorda com a criação da lei, mas lamenta o aumento de preço que advém dela: “A lei é bem-vinda, ninguém vai ser contrário a algo que aumenta a nossa segurança. O problema é o custo para a instalação dos freios, que vai encarecer a moto e nem todos têm dinheiro para pagar mais”, pontua.
Entenda como funciona:
ABS
O freio ABS (sigla para Anti-lock Braking System) impede o travamento das rodas em frenagens, mesmo as bruscas. Com isso, impede que o carro derrape ou deslize, garantindo estabilidade para a motocicleta, além de uma frenagem mais rápida e eficiente.
CBS
O sistema CBS (Combined Braking System) reparte a força de frenagem entre os dois eixos - traseiro e dianteiro - mesmo se o motociclista acionar apenas um dos freios. Além de conferir mais estabilidade à motocicleta, ele impede que a roda traseira fique suspensa.