De Londres - A história da inglesa Bonneville, nascida em 1959, curiosamente, tem origem nos Estados Unidos. É que o batismo homenageia o lago salgado no estado de Utah, que por ser plano e largo era usado para quebra de recordes de velocidade, inclusive pela própria Triumph. O modelo, com motor de dois cilindros paralelos e o nome que virou sinônimo de rapidez, fez bastante sucesso dos dois lados do Atlântico, mas acabou sucumbindo ao avanço da concorrência, dando os últimos suspiros na década de 1980. Porém, a marca Triumph foi totalmente revitalizada e a Bonneville relançada em 2000.
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TRADIÇÃO O visual mais uma vez segue a tradição das pioneiras, mas o motor de dois cilindros paralelos ganhou eletrônica embarcada, refrigeração líquida e a versão vitaminada 1200. Para manter o padrão retrô, a engenharia da marca, que desenvolveu o projeto durante quatro anos, escondeu o radiador de água e manteve as aletas de refrigeração no motor, incluindo também freios ABS, controle de tração, possibilidade de mapeamento de motor para diferentes modos de pilotagem, nova ergonomia, painel e adoção de iluminação com LEDs.
O modelo de entrada é a nova Street Twin. A única a conservar o motor 900, mas que obedece ao novo arranjo comum de movimentação dos pistãos, com virabrequim a 270 graus, que possibilita 18% a mais de torque, que agora é de 8,2kgfm a apenas 3.200rpm, além de um som do escape mais grave e ritmado. O acelerador é do tipo ride by wire, a embreagem deslizante e o painel tem um só relojão com computador de bordo e indicador de marcha.
BONNEVILLE As novas Bonnevilles T120 e T120 Black ganharam motor com 1200cm³, que privilegia o torque. São 10,7kgfm a apenas 3.100rpm, que permite boas retomadas. O estilo é o clássico, inclusive com o escape duplo tipo zarabatana, mas a versão Black é mais ousada, com motor pintado em preto. Freios ABS e controle de tração estão presentes, e o mapeamento de motor permite dois modos de condução: estrada e chuva, quando a entrega de potência é mais suave. O painel tem dois instrumentos, computador de bordo e iluminação com LED. A lista de acessórios está presente.
Os modelos Thruxton, com motor 1200, que otimiza a potência, são os mais nervosos da família, dentro do espírito café racer. O torque é de 11,4kgfm a 4.950rpm, e a posição de pilotagem mais esportiva, embora não tão radical.
*Viajou a convite da Triumph.
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