Artilharia urbana

Honda Scooter SH 300I tem porta-malas embaixo do banco e freios de atuação combinada com ABS

O modelo ainda é equipado com rodas de liga leve aro de 16 polegadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/11/2015 19:26 Téo Mascarenhas /Estado de Minas

O modelo tem motor com refrigeração líquida e câmbio automático - Honda / Divulgação O modelo tem motor com refrigeração líquida e câmbio automático
O scooter SH 300i vai desembarcar no mercado brasileiro em 2016. Inicialmente, ia ser importado, mas a alta do dólar alterou os planos e o modelo vai ganhar a chancela de nacional, montado em Manaus, para reduzir custos. Desta forma, o preço ainda não foi estipulado, mas não deve ser muito diferente do Citycom 300i (cerca de R$ 17 mil), produzido pela Dafra, também em Manaus, e com o qual vai concorrer diretamente. Bastante popular  na Europa, o SH 300i faz parte de uma família de modelos nascida ainda em 1984, e no Brasil marca a entrada da Honda no segmento dos scooters médios.

As armas do modelo para convencer o consumidor unem um desenho mais clássico com modernidades, como iluminação por LED no farol, luz diurna, setas e farolete traseiro. Além disso, conta com uma chave do tipo inteligente, que ativa a ignição, abre o banco e até liga o motor à distância, por meio de simples aproximação. A chave pode até permanecer no bolso. Outra comodidade é o assoalho plano e baixo, facilitando o embarque e o desembarque, situações corriqueiras e repetitivas em um veículo urbano por natureza.

RODAS Outra peça de sua artilharia são as rodas. De liga leve e com pneus sem câmara, são de aro 16 polegadas de diâmetro. Medida que permite encarar e vencer com mais autoridade as crateras da vida sem tantos efeitos colaterais. As suspensões, porém, são curtas. Na dianteira, um garfo com sistema telescópico tradicional, com 105mm de curso. Na traseira, dois amortecedores reguláveis, com 95mm de curso. O que salva é o banco, bastante espaçoso e confortável, inclusive para o passageiro, e que fica a apenas 850mm de distância do chão.

O motor tem um cilindro, 279,1cm³, refrigeração líquida, injeção eletrônica e fornece 25,1cv a 7.500rpm e um torque de 2,55kgfm a 5.000rpm. Entretanto, as mordomias do câmbio automático, tipo CVT, com marchas contínuas, além de partida elétrica, estão presentes. Números que permitem também encarar uma estrada, fora de seu habitat natural. Porém, o generoso e útil para-brisa é um acessório a parte. De série é o porta-malas embaixo do banco. Cabe um capacete do tipo integral, mas a roda traseira maior roubou espaço, reduzindo sua capacidade.
A chave é do tipo inteligente, que reconhece e libera a ignição por aproximação - Honda / Divulgação A chave é do tipo inteligente, que reconhece e libera a ignição por aproximação

FREIOS Para aumentar o transporte de carga, fundamental em modelos urbanos, como o scooter SH 300i, conta com garupeira. Curiosamente, os freios a discos ventilados tanto para a roda dianteira quanto para a traseira têm o mesmo diâmetro, 256mm. O que muda é a espessura e a pinça, mais potente na dianteira. Entretanto, o sistema de freios conta com o mecanismo C-ABS. Além da função antitravamento, distribui a força de frenagem entre as duas rodas automaticamente, aumentando bastante a segurança, e que vai ser obrigatório, mas implantado progressivamente a partir do ano que vem.

Todos os scooter ou motos vão ter o sistema de freios combinados ou ABS para modelos com motor até 300cm³, e ABS para os acima de 300cm³. O peso, já abastecida, é de 169 kg, e o tanque de combustível, que fica embaixo do banco, obriga o piloto a sempre descer nas operações de abastecimento. Com capacidade para nove litros, permite uma autonomia razoável, mas não dá para descuidar do painel, que, além das informações de praxe, tem relógio de horas e indicador do nível do combustível. O novo scooter SH 300i vai chegar nas cores branco com pintura acetinada e cinza.

 

O porta-malas embaixo do banco comporta um capacete fechado - Honda / Divulgação O porta-malas embaixo do banco comporta um capacete fechado

Os freios são a disco com sistema C-ABS - Honda / Divulgação Os freios são a disco com sistema C-ABS
 

Tags: porta-malas embaixo banco freios atuação combinada abs Honda Scooter SH 300I

Veículos

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
15 de julho de 2018
10 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação