A mistura de características próprias dos segmentos esportivo, street e touring é a proposta da nova MT-09 Tracer, que chega ao mercado nacional, montada em Manaus, a partir de março. Com o mesmo conjunto mecânico, quadro, suspensões e rodas do modelo MT-09, que já é comercializado aqui, aumentando a família MT, que significa Mestre da Força. Para justificar o atrevimento e “marra” do nome, a montadora desenvolveu um novo motor capaz de tornar mais divertida a pilotagem, nos três segmentos da mistura, com ajuda de truques de engenharia e eletrônica.
A arquitetura do propulsor é de três cilindros em linha, que possibilita perfil mais compacto, mas com conceito mecânico herdado do motor de quatro cilindros da superesportiva R-1. O arranjo da movimentação dos pistãos, batizado de Crossplane, permite uma entrega de força mais linear e vigorosa para quem gosta de acelerar, para rodar devagar nas cidades, ou ainda pegar estrada. Entretanto, como o motor fica mais arisco, um ajuste no acelerador permite três modos de condução, conforme a utilização.
Leia Mais
Yamaha MT-03 já tem passaporte carimbado para ser produzida no BrasilYamaha YZF-R3 mostra desempenho esportivo sem abrir mão do confortoYamaha MT-09 chama a atenção ao misturar estilos naked e motard Naked Yamaha MT-07 ganha porte estradeiro na nova versão TracerYamaha MT-03 chega em maio com visual naked
O lado touring ainda está presente em um tanque maior, com capacidade para 18 litros, que permite maior autonomia; no para-brisa regulável manualmente em três níveis; na semicarenagem para melhor aerodinâmica; e na possibilidade de acoplar GPS, ou outros aparelhos na tomada 12V, além da previsão de instalação de bolsas para levar a tralha.
CORAÇÃO O motor tricilíndrico, de 847cm³, desenvolve 115cv a 10.000rpm e torque máximo de 8,92kgfm a 8.500rpm, e conta com escape de saída baixa e curta, além do cabeçote de liga de magnésio para eliminar peso. O quadro e a balança da suspensão traseira são de alumínio, que ajuda a reduzir a conta para 190kg a seco. A eletrônica também está presente no controle de tração, que impede a roda traseira de girar em falso. Porém, pode-se desligá-lo e pilotar esportivamente.
A MT-09 Tracer conta ainda com rodas de liga com aros esportivos de 17 polegadas de diâmetro, freios ABS com dois discos de 298 milímetros (mm) de diâmetro na dianteira e um de 245mm na traseira. Suspensão invertida na dianteira com 137mm de curso e mono na traseira, com 130mm. Ambas reguláveis. Para completar, faróis duplos de LED na dianteira e lanterna de LED na traseira, além de protetores de mão, cavalete central e lista extensa de acessórios opcionais.