Irmã do meio

Yamaha YBR Factor 150 ganha motor flex; veja fotos e preços

Modelo 2016 chega com câmbio de cinco marchas, visual renovado nas versões E e ED, equipado com freio a disco na dianteira e rodas de liga leve

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postado em 31/01/2016 14:42 / atualizado em 31/01/2016 15:24 Téo Mascarenhas /Estado de Minas

Apesar de ter sido a pioneira na industrialização de motos japonesas em grande escala no Brasil, com fábrica em Guarulhos, ainda em 1974, a Yamaha perdeu terreno frente à concorrência por escolhas equivocadas. Para reverter a incômoda situação, lançou em 2000 o modelo YBR 125 (Y de Yamaha e BR de Brasil), projetado em parceria com a matriz japonesa. A moto se mostrou extremamente acertada e robusta, inclusive no massacre do trânsito como utilitária profissional, devolvendo a montadora para a trilha do crescimento.

Em 2008, a YBR 125 ganha o sobrenome Factor, e, em 2013, a segunda geração, com visual renovado, além de ajustes técnicos. O modelo 2016 conservou o nome Factor, assim como a proposta utilitária e resistente, mas o motor aumentou a cilindrada de 125cm³ para 150cm³. O visual renovado ficou semelhante ao do modelo Fazer 150, que, por sua vez, tem uma orientação menos utilitária e mais “esportiva”. O resultado é que a nova Factor 150 ficou no meio, como o recheio de um sanduíche, entre a Factor 125 e a Fazer 150. Porém, vai ser por pouco tempo.

SUBSTITUIÇÃO O novo modelo vai substituir a Factor 125 com a mesma proposta, e também atender às mais severas exigências do programa de controle de emissões, Promot 4. Na transformação, a nova Factor 150 utilizou o mesmo motor da Fazer 150, que recebeu ajustes internos para ganhar ainda mais robustez e aguentar o tranco da lida diária. Além disso, a relação final de transmissão do câmbio de cinco marchas ficou um pouco mais longa para obter mais economia e velocidade. A autonomia também foi ampliada, com um tanque maior, que passou de 14 para 15,7 litros.
O motor de um cilindro, de 149,3cm³ de cilindrada, é equipado com injeção eletrônica, refrigeração a ar e ganhou também a tecnologia flex para digerir gasolina ou etanol. Equipado somente com gasolina, entrega 12,2cv de potência a 7.500rpm e torque de 1,285kgfm a 5.500rpm. Já com etanol, a potncia sobe para 12,4cv e o torque para 1,295kgfm, com as mesmas rotações, e, se o piloto quiser seguir, o painel tem a indicação “ECO”, que monitora quando o motor está girando com maior eficiência para aumentar a economia de combustível.

VERSÕES
Além disso, o painel inteiramente digital tem indicador de marcha engatada, conta-giros, relógio e hodômetro progressivo quando o nível do tanque atinge a reserva. O visual ganhou novo bloco óptico dianteiro com farol tipo escudo, novo para-lama dianteiro, escapamento com proteção e lanterna bipartida. Todas herdadas da Fazer 150. O tanque tem abas laterais, que conferem maior volume e sensação de robustez. Além disso, o banco em dois níveis proporciona bom encaixe do piloto, com joelhos junto ao tanque para longas jornadas.

A nova YBR Factor 150 chega em duas versões de acabamento e equipamentos. A versão E tem rodas raiadas e freios a tambor (130mm) nas duas rodas e preço sugerido de R$ 7.390. A ED tem rodas de liga leve e freio a disco na roda dianteira, com 245mm de diâmetro. O preço sugerido é de R$ 7.990. A suspensão dianteira é a clássica telescópica com 120mm de curso, e a traseira com dois amortecedores e 111mm de curso. Ambas, porém, contam com barra de apoio para o garupa, partida elétrica e o útil lampejador de farol.

Tags: yamaha ybr factor 150 motor flex

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