Triumph Tiger Sport 1050 tem coração afinado para encarar aventuras

Modernizada, com emprego de eletrônica no motor, além de aperfeiçoamentos no visual e na aerodinâmica, a nova motocicleta pode ser classificada como aventureira do asfalto

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postado em 22/02/2016 12:20 Téo Mascarenhas /Estado de Minas

 Alessio Barbanti/Triumph/Divulgação

Com arquitetura de motor de três cilindros em linha, a marca inglesa Triumph renasceu no início da década de 1990, voltando ao mercado mundial, depois de um longo período de inatividade. De lá para cá, essa configuração de motor foi sendo constantemente aperfeiçoada, recebendo também generosas doses da eletrônica disponível para ajudar na pilotagem e na segurança. O novo modelo Tiger Sport 1050, apresentado esta semana no London Motorcycle Show, também passou por esse processo, recebendo modernizações de estilo e mecânica.

Depois de ser refundada utilizando os mais tecnológicos fornecedores mundiais, a Triumph se expandiu pelo mundo, desembarcando inclusive no Brasil, com fábrica em Manaus, onde também produz o modelo Tiger Sport 1050. Este mesmo modelo, agora renovado, chega ao mercado mundial em março, e, no Brasil, oficialmente no último trimestre deste ano (ainda sem preço definido), depois das adequações ao nosso mercado. A nova Tiger Sport 1050 está também rejuvenescida.

O painel informa os níveis de interferência da eletrônica -  Alessio Barbanti/Triumph/Divulgação O painel informa os níveis de interferência da eletrônica


VOCAÇÃO O conjunto mecânico foi herdado do apimentado modelo naked Speed Triple. A estratégia não foi por acaso, já que a Tiger Sport, apesar do nome comum às irmãs do tipo todo terreno da família “Tiger”, e de uma posição de pilotagem mais relaxada, e em pé, típica dos modelos fora de estrada, também carrega o Sport, indicando utilização no asfalto. Uma espécie de aventureira do asfalto, com escape de saída alta, suspensões de maior curso, mas rodas de liga leve com aros menores, de 17 polegadas, e pneus esportivos.


A vocação para o asfalto foi realçada no modelo novo, com adoção de para-brisa redesenhado, que pode ser regulado manualmente, além de contar com defletores laterais inferiores para melhorar o conforto aerodinâmico, especialmente em velocidades mais elevadas. A carenagem também foi modernizada, com novos conjuntos óptico e grafismo. Os espelhos retrovisores também foram alterados, assim como as pedaleiras, que ganharam maior aderência para os pés e suspensão dianteira invertida. Já o escape foi adequado segundo as normas ambientais.

MOTOR A eletrônica, que estava ausente no modelo, e só contava com sistema ABS de série, agora desembarca também no coração, que passa a ter acelerador ride by wire (eletrônico), para ficar compatível com a nova parafernália, que inclui controle de tração em vários níveis e três modos de pilotagem. Rain, para chuva ou pisos escorregadios, quando a potência é entregue mais suavemente; road, para estrada e também economia; e sport, quando toda potência é liberada, com pouca interferência do controle de tração e dos freios ABS de série.

Rodas de liga leve, além de aros de 17 polegadas, e pneus esportivos para o asfalto -  Alessio Barbanti/Triumph/Divulgação Rodas de liga leve, além de aros de 17 polegadas, e pneus esportivos para o asfalto

A potência e o torque do novo motor de três cilindros em linha de 1.050cm³ não foram revelados, mas devem ficar próximos do atual (herdado da Speed Triple com 104 modernizações), que desenvolve 135cv e 11,3kgfm de torque. Para completar, a nova Tiger Sport conta com protetores de mão, punhos aquecidos, piloto automático, novo painel, com as informações da eletrônica empregada, além das de praxe, preparação para receber top case (baú central), embreagem deslizante, câmbio de seis velocidades e balança da suspensão traseira do tipo monobraço.

 Alessio Barbanti/Triumph/Divulgação

Tags: triumph tiger sport 1050 teste lançamento vrum fotos aventuras triumph Tiger Sport 1050

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