Popular na Europa, o scooter SH 300i chega ao Brasil para tentar seduzir um público predominantemente classe A, que mora nos grandes centros urbanos e procura alternativas ao carro para ganhar tempo e fugir do trânsito complicado, sem abrir mão de itens de conforto, segurança e sofisticação. No quesito conforto, o SH 300i conta com as mordomias do câmbio automático tipo CVT (continuamente variável), chave inteligente, que pode ficar no bolso e libera a partida por aproximação, além de assoalho plano e baixo, que facilita o embarque e desembarque.
Para levar pequenas compras ou guardar o capacete, inclusive do tipo integral, também conta com porta-malas sob o banco, com volume de 16 litros, e tomada para recarregar o celular. No escudo frontal estão mais dois porta-luvas, sem chave, e um gancho para sacolas. Na segurança, o novo scooter médio da Honda conta com rodas maiores, de 16 polegadas de diâmetro, capazes de enfrentar melhor as crateras do piso, e um conjunto de freios equipados com sistema ABS. Na dianteira, um disco de 256mm de diâmetro, e na traseira, outro de 240mm.
No quesito sofisticação, o SH 300i mistura elementos clássicos com requintes de acabamento, que inclui detalhes cromados e banco com costuras aparentes, para conferir um aspecto luxuoso, além de LEDs no farol, setas e lanterna, e um painel analógico que agrega computador de bordo em tela digital.
A família SH nasceu em 1984 como Small Honda (Pequena Honda), com modelo de apenas 50cm³. De lá para cá, a linha ganhou motores de 125cm³, 150cm³ e, em 2007, o de 300cm³, rebatizado de Smart Honda (Inteligente Honda), além da marca de mais de um milhão de unidades comercializadas.
A pilotagem é muito fácil e intuitiva. Basta acelerar e frear com os manetes no guidão. O resto o câmbio automático faz.
- O repórter viajou a Indaiatuba (SP) a convite da Honda..