O visual retrô, ou vintage, como nos scooters e motonetas do passado, está de novo em cartaz, para fazer o contraponto aos modelos com desenho superfuturistas. Para ser ainda mais fiel ao estilo dos anos dourados das décadas de 1940 e 1950, o Fidle III 125, montado em Manaus em cooperação entre a Dafra e a taiwanesa SYM (SanYang Motor), adota a decoração com pintura em duas cores, chamada carinhosamente de saia e blusa. A moda era ainda mais evidente na indústria automobilística, que tinha em seus carros esta pintura de forma quase obrigatória naquela época.
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VISUAL O desenho do Fidle III 125, inspirado nos antigos modelos pioneiros, além da pintura bicolor do tipo saia e blusa também obedece às soluções da época, como a posição do farol, de formato arredondado encaixado no guidão. Desta forma, nas curvas a iluminação também varre a trajetória interna a ser percorrida. O painel com fundo branco igualmente acompanha o estilo retrô, equipado com velocímetro, marcador de nível de combustível e relógio de horas digital. Porém, em nome da tecnologia, as referências vintage param por aí.
A iluminação da lanterna traseira é de LED, as rodas são de liga leve, com aros de apenas 12 polegadas de diâmetro, mas calçadas com pneus sem câmara.
FREIOS Os freios são a disco ventilados nas duas rodas, e contam com uma curiosidade. Na dianteira, o diâmetro é de 190mm, enquanto na traseira salta para 220mm. É que o scooter Fidle III conta com um sistema de frenagem combinada (CBS): quando o freio traseiro é acionado, automaticamente parte da pressão vai também para o freio dianteiro através de um circuito hidráulico. O sistema não é eletrônico e nem ABS (não impede o travamento das rodas), mas aumenta o poder de frenagem e a segurança.
Na hora de acelerar, o câmbio automático e o generoso banco (que fica a apenas 775mm do chão) facilitam. Outra comodidade é o piso plano, que agiliza o embarque e desembarque. Porém, a suspensão dianteira, com 80mm de curso, e a traseira bichoque, com 75mm, castigam o piloto nos buracos.