Depois de ser apresentado em novembro do ano passado, chega ao mercado em março o scooter Yamaha X-MAX 300, inicialmente comercializado na Europa. Produzido na Indonésia, tem a missão de se tornar um modelo global, portanto, com chances de desembarcar aqui também, embora não haja confirmação da montadora. É que o segmento dos scooters, na contramão da crise, se mantém estável, com perspectivas de crescimento, e o X-MAX iria brigar com os modelos Dafra Citycom 300i e com a Honda SH 300i.
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Com novo visual, Yamaha MT-09 mantém motorização vigorosa que a consagrouModelo 2018 da Yamaha X-Max 400 tem estilo mais esportivo e desempenho mais apimentadoAs armas do novo X-MAX 300 estão na maior esportividade e em recursos eletrônicos. Evolução do modelo X-MAX 250, o novo scooter tem visual nitidamente inspirado no irmão maior T-MAX 530, que já foi importado diretamente pela Yamaha para o Brasil e conta com soluções técnicas também presentes em motocicletas de maior desempenho. Dessa forma, por exemplo, incorpora o sistema de controle de tração de série, que não permite que a roda traseira patine em piso molhado ou escorregadio, aumentando a segurança.
MOTOR Com um cilindro e refrigeração líquida, o motor tem 292cm³ de cilindrada e fornece 28cv a 7.250rpm e um torque de 2,96kgfm a 5.750rpm. O câmbio é automático tipo CVT, de fácil pilotagem, uma característica dos scooters para transitar nas cidades. A mordomia continua na chave do tipo inteligente, que reconhece o modelo por aproximação e permite a ignição mesmo sem estar no contato. Porém, o quadro com arquitetura mais esportiva elevou a parte central, dificultando o embarque e desembarque.
O visual, propositalmente de grande porte, confere a impressão de um modelo maior.
RODAS O maior porte, entretanto, não foi levado às rodas de liga leve. Na dianteira, o scooter está equipado com roda de 15 polegadas de diâmetro, calçada com pneu de medida 120/70, e na traseira outra de 14 polegadas de diâmetro está calçada com pneu 140/70, menor exatamente para não comprometer o volume da “caixa” do porta-malas. Para vencer as crateras do dia a dia, a suspensão dianteira é telescópica convencional (estilo moto), com 110mm de curso. A suspensão traseira tem duplo amortecedor com 79mm de curso e regulagem na pré-carga.
O painel, também inspirado no modelo T-MAX 530, é amplo, tem dois mostradores analógicos (velocímetro e conta-giros) e uma tela digital no centro, com as demais funções. A iluminação é toda de LED.