Nem duas, nem três. O Quadro4 tem quatro rodas, mas não é um quadriciclo, e se comporta como um scooter convencional. A invenção do Quadro4 é da empresa de engenharia Suíça Quadro Vehicles, sediada em Vacallo, quase na divisa com a Itália, que, de fornecedora para outras indústrias, passou a fabricar seus próprios scooters. Porém, para rodar com quatro rodas, precisou desenvolver inédito sistema de suspensões, que permite ao modelo inclinar normalmente, como um scooter ou moto nas curvas, sem comprometer a dirigibilidade e também a agilidade em espaços reduzidos, ou entre os carros, mantendo a menor largura possível entre as rodas.
A engenharia queimou fosfato e produziu um conjunto de suspensões que funcionam interligadas, como uma espécie de sistema de vasos comunicantes, batizado de Hidraulic Tiling System (HTS), que foi patenteado. É composto de um reservatório central pressurizado, que distribui a pressão hidráulica para o conjunto de cada roda e pode inclinar em até 45 graus. Quando o Quadro4 inclina para a direita, por exemplo, a pressão deste lado diminui, aumentando a do lado oposto. Quando inclina para a esquerda, acontece o inverso. Em linha reta, a pressão fica equilibrada, mas também reage quando encara imperfeições do piso, amortecendo as pancadas.
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Com pintura estilo saia e blusa, Dafra Fidle III 125 é scooter com design retrôHonda X-ADV inaugura segmento dos scooters fora de estradaScooter conceito Yamaha 04Gen tem design retrô e soluções futuristasPARADA O sistema de suspensões também permite que o Quadro4 fique “em pé” quando parado em um semáforo, por exemplo, sem a necessidade de apoiar os pés no chão.
A desvantagem é que o conjunto pesa mais. O Quadro4 abastecido acusa 291kg na balança e não conta com marcha a ré. Para empurrar o modelo tem um motor de 346cm³ de cilindrada, refrigerado a água, produzido em Taiwan pela Aeon, que fornece 31cv a 7.500rpm e torque de 3,55kgfm a 5.500rpm.
CONFORTO Como nos scooters tradicionais, o Quadro4 conta com câmbio automático do tipo contínuo, CVT, e porta-malas. Entretanto, em vez de ficar sob o banco do piloto, fica embaixo do banco do passageiro, em função do espaço da dupla roda traseira, e comporta um capacete fechado. No escudo frontal tem mais dois porta-trecos, além de uma tomada tipo USB para carregar celular ou outros aparelhos eletrônicos. O tanque de combustível também foi remanejado e comporta 14 litros. O escape também foi reposicionado e fica camuflado entre as duas rodas traseiras, o que ajuda a rebaixar e concentrar as massas.
Entre as comodidades, também conta com para-brisa regulável e painel completo, composto de velocímetro e conta-giros analógicos e tela digital com as demais informações. A iluminação tem LEDs na lanterna traseira. O Quadro4, ainda em processo de expansão é comercializado na Europa (por cerca de 10 mil euros), Estados Unidos, África do Sul e alguns países da Ásia, ainda sem previsão para a América do Sul.
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