Na contramão do mercado de motocicletas, que segue tentando recuperação, o segmento dos scooters ignora a crise, aumentando seguidamente o volume de vendas. A explicação está na extrema praticidade, conforto e economia que oferece nos deslocamentos urbanos, frente a um trânsito cada vez mais complicado nos grandes centros e a facilidade de pilotagem nas demais cidades. De olho nesta tendência, a Honda amplia sua família SH (small Honda, ou pequena Honda) com a chegada do modelo SH 150i, irmão menor do SH 300i, lançado em 2016.
Curioso é que a expectativa de expansão do segmento, que atualmente atinge cerca de 4% do mercado, representando cerca de 40 mil unidades anuais, e chegue a 6% e ultrapasse as 50 mil unidades em curto espaço de tempo, é tão forte, que o novo SH 150i vai conviver com o também scooter Honda, modelo PCX 150, com quem, aliás, divide o mesmo motor, com pequenas diferenças de ajustes. A explicação, mais uma vez, está na expansão, que comporta subdivisões em uma mesma faixa de cilindrada. Uma mais “descolada”, representada pelo PCX 150, e outra mais “sofisticada”, com o SH 150i.
REQUINTE O primeiro modelo da família foi o SH 50, nascido em 1984 na Europa, com os mesmos conceitos adotados ainda hoje. Requintes de acabamento e sofisticação para um consumidor que não abre mão da praticidade do scooter, mas exige uma diferenciação, para não ser mais um na multidão. Assim, o generoso banco (a 799mm do solo) tem costuras duplas aparentes, a iluminação com LEDs nas luzes de posição e lanterna traseira, além de chave inteligente (smart key), que reconhece e aciona os sistemas a partir de dois metros de distância, mesmo no bolso.
O assoalho plano e baixo é outro fator. Permite o embarque e desembarque sem qualquer obstáculo, facilitando inclusive o acesso para mulheres com saia e salto.
MOTOR O propulsor tem um cilindro, refrigeração líquida e 149,3cm³ de cilindrada, que fornece 14,7cv a 7.750rpm e torque de 1,40kgfm a 6.250rpm. Porém, adota o sistema Idling Stop, como no modelo PCX 150. Se o motor ficar em baixa rotação por três segundos consecutivos, com o veículo parado, é desligado. Situação comum no anda e para dos grandes centros urbanos. Ao acionar o acelerador, mesmo que minimamente, é religado imediatamente, contribuindo para redução do consumo de combustível e emissão de poluentes.
Outra característica urbana é o diâmetro das rodas de liga leve, que tem aros de 16 polegadas e vencem melhor as crateras e irregularidades do piso.