Vrum

O FURA-FILA

O scooter SH 150i da Honda é ideal para quem quer fugir de congestionamentos e economizar

- Foto: Honda/Divulgação 

Rio de Janeiro - O trânsito engarrafado e estressante, a falta de estacionamento e o preço do combustível são “aliados” dos scooters, que driblam estes obstáculos, como uma espécie de antídoto urbano, por sua extrema praticidade e pilotagem simplificada. O SH 150i segue o figurino, mas incorpora detalhes de acabamento, visual e soluções técnicas que facilitam ainda mais a tarefa. Um pacote que adota motor monocilíndrico de 149,3cm³, equipado com refrigeração líquida, que gera 14,7cv a 7.750rpm e torque de 1,40kgfm a 6.250rpm, além de dois truques, para garantir maior economia.

Assoalho plano facilita o embarque e o desembarque - Foto: Honda/Divulgação
O motor tem a mesma base mecânica do scooter PCX 150. Porém, ajustes no escape e na gestão eletrônica garantem arrancadas mais vigorosas, junto com retomadas mais rápidas, que funcionam como elixir no trânsito. Surpreendentes para o diminuto tamanho do motor. Para compensar o comportamento mais arisco, que deixa a fila para trás, conta com sensor que identifica velocidade constante, como em avenidas ou grandes retas, por exemplo, e alonga o câmbio automático CVT, permitindo ao motor funcionar em rotações menores, economizando combustível, sem perder o embalo.


PARADO Outro artifício para reduzir o consumo é o sistema idling stop. Parado por mais de três segundos, em baixa rotação, situação comum nos semáforos e no trânsito complicado dos centros urbanos, o motor desliga. Ao menor toque no acelerador o motor acorda como que em um passe de mágica.
Os dois arranjos também reduzem as emissões de poluentes e não interferem na pilotagem. Entretanto, algumas características de projeto melhoram a condução em curtos deslocamentos urbanos e a pilotagem no anda e para.

- Foto: Honda/Divulgação
Inicialmente, a chave nem precisa sair do bolso. Tem um sistema que reconhece a compatibilidade por aproximação (até dois metros) e permite acionar o motor. Além disso, uma tecla no escudo frontal, abaixo do painel, destrava o banco para acessar o porta-malas, que comporta um capacete fechado ou pequenos volumes. Outra comodidade urbana é o assoalho plano, baixo e sem obstáculos, que facilita bastante o embarque e desembarque. No escudo frontal também estão dois porta-objetos e uma tomada do tipo USB para recarregar o celular.
O capacete vai sob o banco - Foto: Honda/Divulgação
RODAS As rodas de liga leve tem aros de 16 polegadas de diâmetro, calçadas com pneus mais largos (100/80 na dianteira e 120/80 na traseira), facilitadores para enfrentar as abundantes irregularidades das “atapetadas” ruas e avenidas urbanas. O banco tem generosas medidas e 799mm de altura, oferecendo bastante conforto, além de acabamento em costura dupla, para conferir um toque de sofisticação.

Entretanto, as soluções impuseram um desenho mais clássico e conservador, contrastando com o requinte da iluminação em LED, inclusive com luz de posição diurna.

Painel mistura elementos analógicos e digitais - Foto: Honda/Divulgação
A facilidade na pilotagem também é ajudada por suspensões de curso ligeiramente maior que filtram melhor as pancadas nas rodas. Na dianteira, 100mm de curso, e na traseira, 95mm, com possibilidade de cinco regulagens na pré-carga. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS. O painel é completo e mistura elementos analógicos (velocímetro, medidor de combustível e temperatura) e digitais, com o computador de bordo. O SH 150i ainda conta com garupeira preparada para bauleto e cavalete central. O preço sugerido é de R$ 12.450.

Compartimento para guardar o celular com tomada USB - Foto: Honda/Divulgação

* Viajou a convite da Honda

.