A nova integrante da família Sportster da centenária americana Harley-Davidson, que está oficialmente no Brasil, já nasce com história de passado. A Roadster 1200 tem características um pouco mais esportivas, de olho no fiel público da marca que, entretanto, não dispensa a adrenalina. Para tanto, adota visual mais despojado e compacto, com mais peças na cor preta, em vez de cromadas, para-lamas mais curtos, guidão bem baixo e tanque menor, além de uma posição de pilotagem que deixa o tronco mais inclinado para frente, em postura de ataque, mais agressiva.
É que a linha Sportster da Harley-Davidson está completando 60 anos, lançada em 1957 para ser exatamente o braço esportivo da marca e demonstrar que não está associada apenas a modelos de grande porte e estradeiros, com desempenho pacífico. O motor também tem história. Batizado de Evolution, com 1.202cm³, foi lançado em 1984 para suceder o tradicional Shovelhead, que estava na ativa desde 1966, e conservou a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus, mas ainda com arrefecimento a ar.
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PEDALEIRAS A potência não é revelada, mas o torque é abundante. Atinge 9,6kgfm a apenas 4.000rpm, o que permite reacelerações vigorosas e justifica a adoção de um câmbio de cinco velocidades, já que não é preciso ficar trocando de marcha a todo instante. Basta girar o acelerador, mesmo em baixos giros, indicados em destaque no conta-giros do relojão único do painel, para o motor roncar alto, em escapes mais esportivos (acessório original para customização instalado no modelo avaliado) quase direto. Por outro lado, esquenta bastante no trânsito, sem auxílio do radiador.
Na estrada, basta engatar a quinta marcha, com transmissão final por correia, e esquecer.
MODERNIDADES A suspensão dianteira segue o figurino das esportivas. É invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 114mm de curso. É a única da família Sportster com esse sistema, porém sem regulagens. A suspensão traseira tem duplo amortecedor, com regulagens na pré-carga e 81mm de curso.
Outro cacoete esportivo são os freios. Na roda dianteira, dois discos de 300mm, com pinças de duplo pistão, e na traseira, disco de 260mm. Um conjunto poderoso, que transmite confiança, equipado com ABS para brecar os 259kg, abastecida. Porém, quando a velocidade aumenta, fica mais arisca e o peso desaparece. O estranho é que a Roadster 1200 não tem chave para ligar o motorzão.
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